São Paulo, sábado, 17 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"É uma tarefa desumana", afirma diretora

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dar aula simultaneamente para 35 crianças é uma "tarefa desumana", diz a diretora de uma escola de ensino infantil na zona leste de SP. De acordo com ela, que pede que não seja identificada, a maior parte das escolas da região tem 35 alunos por classe.
Com só um professor por classe, atividades corriqueiras como uma ida ao banheiro podem se tornar desafiantes. Por isso mesmo, diz ela, é comum que as crianças pensem que é preciso usar força física para se destacar e chamar a atenção do professor.
De acordo com a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Neide Barbosa Saisi, nos anos de educação infantil o aluno começa a desenvolver sua autonomia. É ali que ele "aprende a confiar no professor e a gostar do ambiente escolar".
Ela explica que, em classes com mais de 25 crianças, o professor pode se tornar autoritário para conseguir disciplina. "Isso pode transformar os alunos em crianças que só sabem seguir ordens -ou seja, que perdem a oportunidade de se tornarem autônomas- ou que as extrapolam."
O ideal, afirma a professora, seria que crianças de 3 a 4 anos ficassem em turmas de no máximo 18 alunos.


Texto Anterior: Prefeitura anuncia plano para reduzir nº de alunos por sala
Próximo Texto: Procuradoria suíça denuncia brasileira por falso testemunho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.