São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Integração terá 100 mil passageiros, afirma Metrô

Para estatal, passarela provisória é necessária

DE SÃO PAULO

O Metrô afirma que a implantação da passarela provisória permitirá atender uma demanda de 100 mil passageiros diariamente na integração com a estação Pinheiros da CPTM.
A decisão, segundo a companhia, foi tomada porque a obra da estação da linha 4-amarela do Metrô deve ser concluída antes do término da passarela definitiva.
A companhia não informou quando houve a mudança do projeto na estação Pinheiros nem explicou por que a estrutura definitiva não ficará pronta neste ano.
Questionada sobre por que a despesa sairá dos cofres do Metrô, e não das empreiteiras responsáveis pela linha 4, ela se limitou a dizer que "a implantação da passarela provisória não faz parte do escopo do contrato" do Consórcio Via Amarela.
A proposta vencedora do pregão feito em 23 de setembro para contratar a fornecedora da passarela provisória foi de R$ 1,542 milhão.
O Metrô afirma que esse valor poderá ser inferior caso a estrutura seja desmontada antes do prazo de nove meses previsto no contrato.
A companhia diz acreditar que a passarela definitiva seja entregue pelo Via Amarela antes desse tempo.
A passarela provisória fará a ligação das estações Pinheiros do Metrô e da CPTM, passando por cima da pista da marginal Pinheiros.
Terá piso com placas de madeira compensada e acabamento de borracha.
Quando ela for desmontada, serão realizadas no lugar obras de reurbanização do terminal de ônibus, também integrado às estações.
Após seguidos atrasos em entrega de estações, a assessoria do Metrô não divulga mais oficialmente a data de entrega prevista das próximas paradas da linha 4.
Ela só diz que a operação depende "da conclusão de rigorosos protocolos de testes" de trens e dos sistemas.
A promessa do Estado era entregar a primeira fase da linha 4 (com seis estações) no final de 2008. Depois, ficou para 2009, 2010 e, agora, parte só terminará em 2011.

NOTA
O Consórcio Via Amarela divulgou nota dizendo que "a passarela provisória permite a conexão com a CPTM, beneficiando os usuários tão logo a nova estação esteja operando, independente de estar pronta a definitiva".
Ele diz que as estações Pinheiros e Butantã estão em fase de acabamento.
(ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Funcionamento da linha 4 terá horário ampliado
Próximo Texto: Cidade ao lado de rio tem de cavar 80 m por água potável
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.