São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Igarapé fica contaminado durante seca, diz instituto

Uso dessa água pela população pode matar

DE MANAUS

Nas cidades do Amazonas onde não há os poços artesianos, a população recorre ao igarapés para se abastecer.
O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) alerta, no entanto, que esses pequenos cursos d'água em meio à floresta ficam contaminados por bactérias que causam diarreia durante o período de seca dos rios.
Essa água, barrenta, é usada para banhos, lavagem de utensílios e preparo da alimentação, motivo pelo qual são registradas mortes nas regiões atingidas pela seca.
O engenheiro florestal e pesquisador alemão Roland Vetter afirma que a água contaminada dos igarapés fazem mal principalmente às pessoas mais vulneráveis.
"Crianças e idosos, eles morrem com isso, 80% das doenças ocorrem devido à água contaminada", afirma.
A solução, diz, é instalar bombas que tiram água dos rios, que devem ser filtradas e armazenas em caixas d'águas de 50 litros. "Na emergência tem que enviar água potável às populações."
O motivo da seca no Amazonas é uma estiagem atípica, que começou desde julho, no período da vazante (descidas das águas), nas nascentes dos rios do Estado.
Os níveis dos rios Solimões, Juruá e Purus estão críticos. No rio Negro a seca se acentua, mas está navegável.
Lúcia Gularte, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), afirma que Manaus registrou seu o dia mais quente do ano em 8 deste mês, 37,5C, com sensação térmica de 43C.
"No centro-sul do Estado do Amazonas a situação é dramática. Embora as chuvas ocorram, não ajudam a aumentar o nível dos rios."
(KÁTIA BRASIL)


Texto Anterior: Cidade ao lado de rio tem de cavar 80 m por água potável
Próximo Texto: Comando Azul
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.