São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área das Missões está preservada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A região das Missões, que tem 25 municípios e guarda em suas ruínas parte da história do Cone Sul, tem uma preservação definida como exemplar por prefeitos. As missões jesuíticas entre os índios guaranis se estenderam por Brasil, Argentina e Paraguai.
Há um escritório do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com dois arquitetos e 15 operários, em São Miguel das Missões. O prefeito Mário Nascimento (PPS) diz que, além da preservação do sítio arqueológico, com eventos culturais, estão sendo preparados projetos internacionais.
Um deles envolve a Organização Mundial do Turismo e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O consultor Juan Carlos Torres, do BID, estuda uma série de obras em uma área de 460 quilômetros, envolvendo as Missões, no Rio Grande do Sul, Foz do Iguaçu, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em outro, com o Sebrae, devem ser aplicados R$ 2,28 milhões numa rota turística.
No âmbito estadual, o projeto Rede de Cidades para o Desenvolvimento e Inclusão Social deve injetar US$ 165 mil na região.


Texto Anterior: Em Olinda, natureza é ameaça
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.