São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR

Candidatas aos cursos mais concorridos dizem estar bem preparadas

Primeira fase da Fuvest reúne 161 mil hoje em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

"Tento não pensar na concorrência para não ficar desestimulada." É assim que a estudante Kelly Tatiane Martins Quirino, 21, vai enfrentar hoje a primeira fase da Fuvest para tentar uma vaga em jornalismo, terceiro curso mais concorrido (53,4 candidatos/vaga) do maior vestibular do país, com 161 mil inscritos neste ano.
Esta é a terceira vez que Kelly tenta entrar na USP. No ano passado, obteve vaga em jornalismo na Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Bauru, mas nem se matriculou, pois não teria condições de se manter na cidade.
No início do mês, ela decidiu deixar o emprego na área financeira de uma empresa para se dedicar só ao estudo. "Hoje, estudo cerca de dez horas por dia." Na semana passada, com a proximidade da prova, a ansiedade cresceu e ela não conseguiu comer direito.
Não tão ansiosa como Kelly, Roberta de Oliveira Pinho, 17, candidata à carreira de oficial da Polícia Militar, a mais concorrida da Fuvest (93,7 candidatos/vaga), diz que a concorrência, que aumentou 150% em relação ao ano passado, não a assusta. "Sei que muitos inscritos não estão bem preparados. E estudei muito."
Neste ano, sua rotina esteve totalmente voltada para o vestibular. Ela estuda de manhã (em escola pública), à tarde (em cursinho) e à noite (em casa). "Não adianta ficar nervosa. Sei o quanto me empenhei e o quanto estou determinada a entrar no curso."
Já Paula Lamunier de Abreu Camargo, 17, vive um certo nervosismo. Para tentar se acalmar, a candidata a uma vaga em publicidade e propaganda, a segunda carreira mais concorrida (69,7 candidatos/vaga), procurou se distrair com atividades relaxantes na última semana. "Diminuí o ritmo dos estudos para controlar a tensão."
Confira o gabarito e a correção da prova na
www.folha.com.br/fovest


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Jovem infrator tenta trocar Febem por USP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.