São Paulo, domingo, 17 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Câncer intestinal deve ter diagnóstico precoce

Julio Abramczyk

O Dia Nacional do Câncer, no dia 27, terá este ano como tema o câncer colorretal. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia, com a colaboração de várias entidades médicas, promove nesse dia campanha e palestras no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, na av. Dr. Arnaldo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer intestinal é a quinta causa de morte no Brasil, representando 9% do total de mortes por neoplasias. Em seu início, não apresenta sintomas típicos e, frequentemente, sangue nas fezes, diarréias e alteração do ritmo intestinal não são associados à presença de um tumor. Por isso, quando surgem essas alterações, a SBC sugere que sejam feitos alguns exames.
Esses exames preventivos podem detectar no início o câncer no intestino grosso e no reto, a porção final do intestino. Em outubro, no Congresso da Sociedade Européia de Oncologia Médica, em Nice, na França, foi igualmente destacado que a colonoscopia e a retosigmoidoscopia devem ser realizadas rotineiramente em familiares de pacientes que já tiveram pólipos ou câncer intestinal.
Na Europa são cerca de 200 mil mortes por ano provocadas pelo câncer colorretal. Os especialistas presentes na reunião destacaram que a identificação precoce desta doença está associada a uma dramática redução da mortalidade relacionada ao câncer colorretal.
Além dos exames preventivos, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia sugere hábitos saudáveis, como alimentação rica em frutas, vegetais e fibras e redução de ingestão de gorduras animais, alimentos defumados e bebidas alcoólicas.


Texto Anterior: Risco em bebês cresce com fumo e álcool na gestação
Próximo Texto: Pediatria: Derrame em bebê é raro, mas acontece
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.