São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Hoje inscritos fazem exame de conhecimentos específicos

8,7% dos candidatos não foram à 1ª prova do vestibular da Unesp

DA REPORTAGEM LOCAL

O índice de abstenção do primeiro dia do vestibular da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) abaixou quase dois pontos percentuais em relação ao ano passado. De 85.885 inscritos, 7.456 ou 8,7% não fizeram a prova de ontem, que teve 84 testes de conhecimentos gerais. No ano passado o índice ficou em 10,5% ou 8.270 de 78.970 inscritos.
Na opinião dos professores do Objetivo, a prova foi bem elaborada e apresentou nível de dificuldade entre fácil e médio. Para o professor Gregório Krikolian, no geral, a prova foi muito simples.
A única crítica ficou por conta do professor de história Francisco Alves, que achou que houve um "desequilíbrio" nas 12 questões. "Houve um subestimação da história do Brasil, que foi contemplada em apenas quatro perguntas. A cidadania depende do conhecimento da nossa realidade." Em geografia, porém, o Estado de São Paulo e o Brasil foram o foco da prova. "Houve apenas duas questões mais difíceis sobre geografia física", disse a professora Vera Lúcia Antunes.
Para a candidata a uma vaga em direito Claudia Cortez, 17, as questões de física foram mais difíceis e as de matemática, as mais fáceis. "Foi muito mais fácil do que a primeira fase da Fuvest. Acho que todo mundo foi bem."
Hoje é a vez da prova de conhecimentos específicos, com 25 questões discursivas, dependendo da área do estudante.
Os candidatos esperam que hoje seja o dia mais difícil do vestibular da Vunesp. A candidata a relações internacionais Cristiane Higashi, 20, que achou química a mais difícil ontem, diz ter dificuldade em provas discursivas. "Não há alternativas e não há onde se basear. A gente tem que tirar a resposta da cabeça mesmo."
A prova de ontem tem peso 1 na composição final da nota dos candidatos. O coordenador da Vunesp, Fernando Prado, aconselha os alunos a chegar aos locais de prova às 13h. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h. Estudantes atrasados não poderão fazer a prova.
Amanhã acontece a prova de língua portuguesa, comum a todos os candidatos, com dez questões discursivas e uma redação (dissertação). O peso é 2 na nota final.
Após a prova, confira no Fovest Online (www.fovest.com.br) o gabarito oficial e a correção da prova feita pelos professores do Objetivo .



Texto Anterior: Livros Jurídicos: Walter Ceneviva
Próximo Texto: Drogas: Médicos condenam cadastro de usuários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.