São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

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Prefeitura diz que Pinheiros está saturado

Vias do bairro sofrem com o aumento no número de empreendimentos, que são considerados pólos geradores de tráfego

Técnicos mapearam 124 pólos e apontaram que situação deve ficar "alarmante" caso o ritmo da construção civil na região se mantenha

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um relatório de técnicos da Prefeitura de São Paulo concluiu que áreas do distrito de Pinheiros estão saturadas, e a condição do trânsito deve ficar "alarmante" caso continue o processo gradativo de construção de grandes empreendimentos, os chamados pólos geradores de tráfego.
Os técnicos mapearam todos os 124 pólos geradores da Subprefeitura de Pinheiros e projetaram como deve ficar o distrito no futuro caso o ritmo da construção civil continue alto.
Conforme o relatório, uma das causas do expressivo aumento do número de prédios na região são as operações urbanas, que permitem ao empreendedor construir em um terreno mais do que permite a lei de zoneamento, mediante pagamentos à prefeitura.
Um referencial nos efeitos negativos do tráfego foi tomado com base na velocidade média dos principais corredores, como avenidas Juscelino Kubistchek, Hélio Pellegrino e Faria Lima, e a quantidade de vagas de garagem criadas na Operação Urbana Faria Lima.
"A diminuição da velocidade média nos corredores de tráfego [...] tende a se transformar em fenômeno alarmante, principalmente se cotejarmos esse fator com a vagas [de garagens] a serem criadas", diz o texto.
Os 124 pólos geradores exigiram a criação de 38.807 vagas de garagem em oito anos, uma média anual de 4.581 vagas. Caso a prefeitura "venda" todo o estoque de potencial construtivo da Operação Faria Lima, deverão ser abertas mais 22.730 vagas em cerca de cinco anos.
Os técnicos projetam que, caso os prognósticos de novas construções e o aumento da frota da cidade se mantenham, vai cair a velocidade média de praticamente todos os corredores nos próximos três anos.
No pico da manhã, entre as 7h e as 10h, a velocidade média vai ser menor nas avenidas Santo Amaro (15,04% menos), Heitor Penteado (14,8%), Hélio Pellegrino (13,99%) e Nove de Julho (13,82%).
Na média geral das vias analisadas, a velocidade do tráfego deve ficar 10,33% menor. Hoje, a velocidade média nessas vias é de 30 km/hora, número que deve baixar a 26,9 km/hora. O efeito será maior, de acordo com a projeção, na avenida Santo Amaro -queda de 30 km/hora para 25,49 km/ hora.
O estudo concluiu ainda que os pólos geradores, segundo o afluxo de carros que provocam e a localização, podem afetar o trânsito a até 1 km de distância.
Além disso, os pólos pioram o trânsito também nas vias coletoras -Bela Cintra, Groenlândia, São Gabriel, João Cachoeira, Ribeiro do Vale, Nova York, Paes Leme, Fernão Dias etc.-, que, afirmam os técnicos, não têm mais condições de suportar o volume de tráfego que recebem, a exemplo do que ocorre na Vila Olímpia.
O subprefeito de Pinheiros, Nilton Nachle, disse que a idéia é usar os dados na revisão do Plano Diretor de São Paulo, prevista para 2009.
Nachle defende que sejam incluídas na revisão algum tipo de restrição a empreendimentos nas áreas mais ocupadas.
"Observamos que já existe um processo de super-saturação em alguns pontos da Subprefeitura de Pinheiros", disse.


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