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Prefeitura diz que Pinheiros está saturado
Vias do bairro sofrem com o aumento no número de empreendimentos, que são considerados pólos geradores de tráfego
Técnicos mapearam 124 pólos e apontaram que situação deve ficar "alarmante" caso o ritmo da construção civil
na região se mantenha
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
Um relatório de técnicos da
Prefeitura de São Paulo concluiu que áreas do distrito de
Pinheiros estão saturadas, e a
condição do trânsito deve ficar
"alarmante" caso continue o
processo gradativo de construção de grandes empreendimentos, os chamados pólos geradores de tráfego.
Os técnicos mapearam todos
os 124 pólos geradores da Subprefeitura de Pinheiros e projetaram como deve ficar o distrito no futuro caso o ritmo da
construção civil continue alto.
Conforme o relatório, uma
das causas do expressivo aumento do número de prédios
na região são as operações urbanas, que permitem ao empreendedor construir em um
terreno mais do que permite a
lei de zoneamento, mediante
pagamentos à prefeitura.
Um referencial nos efeitos
negativos do tráfego foi tomado
com base na velocidade média
dos principais corredores, como avenidas Juscelino Kubistchek, Hélio Pellegrino e Faria
Lima, e a quantidade de vagas
de garagem criadas na Operação Urbana Faria Lima.
"A diminuição da velocidade
média nos corredores de tráfego [...] tende a se transformar
em fenômeno alarmante, principalmente se cotejarmos esse
fator com a vagas [de garagens]
a serem criadas", diz o texto.
Os 124 pólos geradores exigiram a criação de 38.807 vagas
de garagem em oito anos, uma
média anual de 4.581 vagas. Caso a prefeitura "venda" todo o
estoque de potencial construtivo da Operação Faria Lima, deverão ser abertas mais 22.730
vagas em cerca de cinco anos.
Os técnicos projetam que, caso os prognósticos de novas
construções e o aumento da
frota da cidade se mantenham,
vai cair a velocidade média de
praticamente todos os corredores nos próximos três anos.
No pico da manhã, entre as
7h e as 10h, a velocidade média
vai ser menor nas avenidas
Santo Amaro (15,04% menos),
Heitor Penteado (14,8%), Hélio
Pellegrino (13,99%) e Nove de
Julho (13,82%).
Na média geral das vias analisadas, a velocidade do tráfego
deve ficar 10,33% menor. Hoje,
a velocidade média nessas vias
é de 30 km/hora, número que
deve baixar a 26,9 km/hora. O
efeito será maior, de acordo
com a projeção, na avenida
Santo Amaro -queda de 30
km/hora para 25,49 km/ hora.
O estudo concluiu ainda que
os pólos geradores, segundo o
afluxo de carros que provocam
e a localização, podem afetar o
trânsito a até 1 km de distância.
Além disso, os pólos pioram o
trânsito também nas vias coletoras -Bela Cintra, Groenlândia, São Gabriel, João Cachoeira, Ribeiro do Vale, Nova York,
Paes Leme, Fernão Dias etc.-,
que, afirmam os técnicos, não
têm mais condições de suportar o volume de tráfego que recebem, a exemplo do que ocorre na Vila Olímpia.
O subprefeito de Pinheiros,
Nilton Nachle, disse que a idéia
é usar os dados na revisão do
Plano Diretor de São Paulo,
prevista para 2009.
Nachle defende que sejam
incluídas na revisão algum tipo
de restrição a empreendimentos nas áreas mais ocupadas.
"Observamos que já existe
um processo de super-saturação em alguns pontos da Subprefeitura de Pinheiros", disse.
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