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Novo traçado é elogiado, mas com ressalvas
Especialistas em trânsito e ambientalistas dizem que opção do governo de SP para o trecho norte do Rodoanel foi correta
Principal ressalva é para a possibilidade de anel viário ter acessos à malha urbana e se transformar em avenida, desvirtuando ideia original
DA REPORTAGEM LOCAL
A opção do governo de implantar o trecho norte do Rodoanel longe da área de mananciais da serra da Cantareira foi
bem recebida por especialistas
em trânsito e ambientalistas,
mas com algumas ressalvas.
A tendência é que a via seja
mais atrativa para deslocamentos metropolitanos (por exemplo, entre Guarulhos e Osasco)
-e não só rodoviários- e como
alternativa à marginal Tietê.
Luiz Célio Bottura, que foi
presidente da Dersa nos anos
80, aprova essa alternativa e diz
que ela tende a atrair uma demanda maior ao anel viário.
"Se ficasse mais distante, ficaria ociosa, seria uma concorrente da rodovia Dom Pedro",
diz Bottura, que afirma ter sugerido essa trajetória de anel
viário ao Estado há 20 anos.
O arquiteto e urbanista Flamínio Fichmann, ex-técnico da
CET, aprova a opção do traçado
mais perto da capital paulista
-tanto por reduzir distâncias
como por esperar um adensamento do entorno menor do
que se a trajetória fosse mais
para dentro da serra, onde os
terrenos são mais baratos.
Mas Fichmann ressalva ser
contra a pressão por acessos do
anel viário à malha urbana, por
temer que possa desvirtuar a
ideia original do Rodoanel -de
ser uma rota de passagem entre
rodovias, e não uma avenida.
"Não pode cair no erro da Dutra, que fica congestionada pelo
tráfego de Guarulhos."
O ambientalista Mário Cezar
Lopes do Nascimento, que integra o subcomitê Juqueri-Cantareira da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e acompanhou toda a polêmica em torno
das primeiras discussões do
trecho norte, elogiou a decisão
do governo de mudar o plano.
"É uma vitória dos ambientalistas. Finalmente, o governo
reconhece que o projeto [antigo] era um equívoco."
(AI E JEC)
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