São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona norte é a área do Estado com maior número de chacinas

Os oito casos registrados nessa região da capital em 2007 representam 30% das 29 chacinas no Estado de São Paulo

Dos quatro homicídios múltiplos ocorridos na zona norte em 2007 que foram esclarecidos, todos tinham envolvimento de PMs

DA REPORTAGEM LOCAL

As nove chacinas ocorridas desde janeiro de 2007 fazem da zona norte de São Paulo a região com maior número de casos no Estado. Só os números da parte norte da capital representam 30% dos casos ocorridos em território paulista.
Além disso, dos quatro casos esclarecidos na zona norte, todos tinham envolvimento de policiais militares.
Segundo levantamento feito pela Folha, 117 pessoas foram assassinadas em 29 chacinas no Estado de São Paulo em 2007 -a Secretaria da Segurança Pública não tem uma pesquisa consolidada sobre os números do Estado, apenas dados da capital paulista.
A maioria dos mortos era homem (84,6%) e tinha até 25 anos de idade (60%), segundo perfil feito a partir dos dados do mesmo levantamento. Todos eram jovens de periferia.
A lista de vítimas inclui 17 crianças e adolescentes, entre eles um garoto de cinco anos, atingido por uma bala perdida, no Guarujá (litoral paulista).
Em 2007, a capital paulista registrou 14 chacinas, com 58 mortos. A zona norte começa a despontar nessa estatística. Foram 8 chacinas na região, totalizando 34 mortos. Os números são bem superiores aos verificados nas regiões leste (quatro casos) e sul (dois).
Com a chacina de ontem, a região norte da capital se equipara aos casos registrados na Grande São Paulo, que reúne 38 municípios -excluindo a capital. No ano passado, o interior e o litoral registraram seis chacinas, com 23 mortos.

Casos esclarecidos
Das 29 chacinas registradas em 2007, 13 foram esclarecidas, segundo a Secretaria da Segurança Pública.
Crime esclarecido, no entanto, não significa que todos os suspeitos foram presos. Dos 27 suspeitos identificados, 11 permaneciam foragidos.
Das 13 chacinas consideradas solucionadas, policiais militares estavam envolvidos em pelo menos quatro.
A maior parte dos PMs atuava em dois batalhões (9º e 18º) da zona norte da capital.
A investigação que detectou a participação de PMs contou com a participação do coronel José Hermínio Rodrigues, assassinado anteontem.
Na primeira chacina de 2007, ocorrida no Jardim Brasil (zona norte), o cabo da PM José Aparecido Ferreira foi preso acusado de participar da morte de três vizinhos: mãe, filha e o namorado dela.
Em outro caso, no Limão, também em janeiro do ano passado, três rapazes foram mortos, segundo investigação da Polícia Civil, porque traficantes se recusaram a pagar propina para um PM do 18º Batalhão. Esse policial foi identificado.
Em um ataque que provocou a morte de seis jovens no Jardim Elisa (zona norte), no dia 1º de fevereiro, o policial da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) Edelsio da Silva Biscola e o ex-PM Vando Graciano Ferreira Duarte foram apontados pela Polícia Civil como os autores dos assassinatos.
Eles tiveram a ajuda de outros dois PMs do serviço reservado do 9º Batalhão, também segundo investigação de policiais civis.
O cabo da PM Denilson Zeferino de Souza também foi preso e acusado pela chacina ocorrida no dia 6 de maio, no Jaraguá. Cinco rapazes e duas garotas foram mortos em uma praça. Outros dois suspeitos são procurados pelo crime. (GILMAR PENTEADO E ANDRÉ CARAMANTE)

Texto Anterior: Nova chacina ocorre após morte de coronel
Próximo Texto: Governador diz que "chamam a atenção" mortes após assassinato de comandante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.