São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

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Coronel recupera "glamour" de forte no Rio

"Choque de gestão" adotado por comandante fez do Forte de Copacabana o terceiro ponto turístico mais visitado da cidade

Com atrações culturais, gastronômicas e de lazer, fortaleza histórica dá lucro e proporciona aos visitantes uma bela vista da cidade

SERGIO COSTA
RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Pense nos três pontos mais visitados do Rio: o Pão de Açúcar, o Cristo e... acertou quem mirou no Forte de Copacabana.
A unidade militar, que avança pelo mar na divisa de duas das praias mais famosas do mundo -Ipanema e Copacabana-, assumiu a terceira posição entre os pontos turísticos da cidade ao multiplicar o seu público por mais de 10 em cerca de três anos.
O Forte contabilizou mais de 460 mil visitantes no recém-finado 2008. Em 2005, eram apenas 40 mil pessoas por ano. Hoje, supera a visitação ao Maracanã e ao Sambódromo.
O Pão de Açúcar atrai 850 mil e o Cristo Redentor fica perto disso, com cerca de 500 mil turistas que chegam só pelo trenzinho -isso sem contar excursões, táxis e particulares.
A maior arma da fortaleza para conquistar o público é a localização privilegiada. O conjunto tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), reúne à beira-mar alamedas arborizadas e chamarizes como museu, galeria de arte, bares, restaurantes e intensa programação cultural e de lazer o ano todo. Em cartaz, neste verão, uma roda gigante.

Recuperar o glamour
O comandante do Forte, coronel Édson Silva de Oliveira, 57, virou "case" de sucesso em marketing e turismo, frequentemente convidado a dar palestras. Para consolidar seu "plano de negócios", coronel Edson recorreu a um chavão político-empresarial: o choque de gestão. "Era preciso recuperar [palavra estranha para um militar, reconhece] "o glamouuuur" [projeta os lábios ao pronunciar] do Forte", diz.
Quem paga R$ 4 para entrar no Forte -ou R$ 2, a meia-entrada- vê poucas armas além de canhões históricos, mas se depara com atrações inusitadas para uma instituição militar. No verão, por R$ 15 (até as 17h) ou R$ 30 (depois desse horário) é possível ver um ângulo diferente da cidade do alto da roda.
Além do visual do brinquedo -pelo segundo ano ali- há no Campo de Marte da fortaleza um lounge com vista para o mar, inspirado nos cafés de Ibiza, com trilha sonora a cargo de DJs convidados.
Ali, espreguiçadeiras diante do pôr-do-sol ou o som das pick-ups atraem centenas até em dia de chuva para noitadas na ordem unida do "bate-estaca" até as 2h da manhã.

Cabelo de Napoleão
Separada da "Cidade da Roda" por uma passarela, o Museu Histórico é pequeno, mas vale a visita. Tem recriações de figuras como Caxias, o patrono do Exército, em tamanho natural e figurinos originais, ou da expedição brasileira na Segunda Guerra. Entre as curiosidades, uma mecha do cabelo de Napoleão e uma sala dedicada aos presidentes militares.
Mais embaixo, voltada para a praia de Copacabana, fica a filial da Confeitaria Colombo, onde se pode tomar café da manhã ou almoçar ao ar livre.


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