São Paulo, terça, 18 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Índice de crimes cometidos por menores foi superior aos praticados por adultos em 96, segundo SOS Criança
Aumenta uso de drogas entre menores

ANDRÉ LOZANO
da Reportagem Local

O aumento do uso e tráfico de drogas por menores foi quase 20 vezes maior do que o crescimento dos mesmos crimes cometidos por adultos em 1996, em São Paulo.
Levantamento inédito do SOS Criança revelou que no primeiro semestre de 96 foram registrados 252 casos de uso e tráfico de drogas por adolescentes em todo o Estado, contra 347 casos no segundo semestre -aumento de 37,6%. Esses menores infratores deram entrada na Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor).
No mesmo período, os casos de entorpecentes envolvendo adultos passaram de 9.006 para 9.179 (do primeiro para o segundo semestre), segundo Secretaria da Segurança Pública -aumento de 1,9%.
Portanto o crescimento dos casos envolvendo drogas foi quase 20 vezes maior entre os adolescentes do que entre os adultos. Os casos de roubo por menores também aumentaram no ano passado.
``O roubo existe pela necessidade de comprar droga. No lugar de o Estado penalizar os chefes do narcotráfico, prende os adolescentes, que deveriam estar fazendo tratamentos para recuperação da dependência'', disse o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Menor.
``O desespero de sustentar o vício leva o adolescente a roubar'', afirmou o coordenador do SOS Criança, Paulo Vitor Sapienza.
Segundo os dados do SOS Criança, o total de infrações cometidas por por menores de rua aumentou 5,6% no ano passado -de 3.088 casos registrados no primeiro semestre para 3.262, no segundo.
Os casos de roubo cometidos por adolescentes passaram de 1.365, no primeiro semestre, para 1.427, no segundo semestre -crescimento de 9,3%. Os casos de estupro também aumentaram: de 15 para 17 -aumento de 13,7%.
Os homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte) caíram. Enquanto no primeiro semestre houve 140 assassinatos cometidos por menores, no segundo semestre foram 135 -diminuição de 3,5%.
``O crescimento do roubo demonstra que a maior parte dos delitos cometidos por menores é patrimonial. Isso se associa à falta de perspectiva na obtenção de bens necessários para a vida. Os adolescentes menos favorecidos recorrem à violência para adquiri-los'', afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotorias da Infância e Juventude, Paulo Afonso Garrido de Paula.
Segundo ele, a diminuição dos casos de homicídio pode estar relacionada a um provável aumento do policiamento.
``A droga muitas vezes é caminho encontrado por essas criança para alcançar o sonho do bem-estar'', disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Jairo Fonseca.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã