São Paulo, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gestão Kassab diz que Plano Diretor cria leis de ocupação

DA REPORTAGEM LOCAL

Para a Prefeitura de São Paulo, o Plano Diretor prevê instrumentos para combater o crescimento desordenado da periferia e o esvaziamento das regiões centrais da cidade.
Na periferia, a gestão Gilberto Kassab (DEM) diz que fiscaliza e intervém em áreas de proteção ambiental, caso de Anhangüera, próximo da serra da Cantareira. No centro, ações como a Nova Luz, projeto de requalificação urbana da cracolândia, estão em andamento.
Analistas da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento) ouvidos pela Folha consideram danosa a explosão populacional nos bairros pobres e a fuga de gente das áreas centrais. O custo de dotar bairros distantes com infra-estrutura equivalente à do centro, argumentam, é alto.
O ideal de ocupação, e que a Sempla diz promover em São Paulo, é o da cidade compacta, segundo o arquiteto Maurício Feijó, do departamento de urbanismo da secretaria.
"Políticas públicas têm de ser dadas para o repovoamento de centro", afirma a diretora do departamento de urbanismo, Nilza Toledo Antenor, responsável pelo Plano Diretor.
"Mas é difícil", diz Anette Kneip, diretora do Departamento de Estatística e Produção de Informação da Sempla.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Moacyr Scliar: É duro ser judeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.