São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

85% dos jovens são contra o fumo em lugares fechados

Segundo o Datafolha, jovens entre 12 e 22 anos desaprovam o cigarro em ambientes como restaurantes, bares e boates

Pesquisa foi feita com 560 jovens nos dias 18 e 19 de dezembro passado em SP, Rio, Belo Horizonte, DF Salvador e Porto Alegre

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na porta do shopping Pátio Higienópolis, a estudante Maria Alice Mota, 19, de cigarro na mão, diz ser a primeira a reconhecer que "um fumante incomoda muita gente, e dois fumantes incomodam muito mais". A amiga Ana Paula Ribeiro, 20, discorda: "O meu direito de fumar é igual ao de quem não fuma".
Pesquisa Datafolha com jovens entre 12 e 22 anos, faixa etária de quem puxa seu primeiro maço, revela que 85% deles são contrários ao fumo em ambientes fechados -o mesmo proposto em um projeto de lei em tramitação na Assembleia paulista.
Encomendado pela ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), o levantamento mostra que, mesmo no extrato dos fumantes, a rejeição é alta: 63% disseram aprovar o banimento do fumo em lugares fechados.
A pesquisa foi feita com 560 jovens de ambos os sexos nos dias 18 e 19 de dezembro passado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília. "Tem toda uma questão de iniciação a que os políticos precisam ficar atentos. É nesses ambientes que os jovens começam a fumar. A moçada não começa a fumar dentro de casa", diz Paula Johns, diretora da ACT.
Segundo o Datafolha, a maior rejeição ao fumo foi detectada em restaurantes -90% dos jovens são contra e 8% a favor. Em bares e boates a reprovação foi de 60% e 62%, respectivamente (contra 32% e 31% favoráveis). Entre os entrevistados de 12 a 14 anos, 3% afirmaram ser fumantes. O índice sobe para 11% entre os jovens de 15 a 17 anos e chega aos 19% entre os de 18 e 22 anos.
Entre as cidades pesquisadas, Porto Alegre é a que tem o maior percentual de jovens fumantes, com 28%. São Paulo vem em segundo, com 13%, seguido de Rio de Janeiro (12%), Salvador e Belo Horizonte (10%) e Brasília (6%).

Projeto de lei
Na Assembleia, o projeto de lei do governador José Serra, apresentado em agosto do ano passado, passou pelas comissões de Constituição e Justiça e de Saúde e Higiene, com pareceres favoráveis e, segundo o Legislativo, está pronto para ser votado. "A pauta é polêmica e não convém colocar em semanas fracas como esta. Não sei se entra antes de 15 de março", diz o deputado Barros Munhoz, líder do governo.
Em nota, a fabricante Philip Morris diz que "o fumo em locais públicos fechados deve ser regulamentado".
Para a concorrente Souza Cruz, "os fumantes e não-fumantes devem ter seus direitos respeitados" com "áreas destinadas a fumantes".


Texto Anterior: Acessibilidade: Táxis adaptados a cadeirantes começam a circular em SP
Próximo Texto: Violência: Ato de motoboys prejudica entrega de jornais em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.