São Paulo, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça autoriza invasão de casas para ação antidengue

Decisões tomadas por juízes de Ribeirão Preto atingem até o momento 14 imóveis

Região do município do interior paulista passa por uma epidemia da doença, com mais de 1.200 casos registrados só neste ano

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Justiça de Ribeirão Preto, no interior paulista, liberou a entrada de agentes de saúde em 14 imóveis da cidade cujos donos se negam a abrir as portas para vistorias contra a dengue.
O município passa por epidemia da doença, com 1.230 casos registrados apenas neste ano.
As decisões dos juízes Julio César Spoladore Dominguez e João Gandini -uma para cada imóvel que se recusa a ser vistoriado- saíram ontem e permitem que os agentes arrombem as portas das casas, se necessário. Os proprietários dos 14 imóveis, se voltarem a barrar a entrada das equipes, ainda estão sujeitos a multa diária que varia de R$ 200 e R$ 1.000.
Em um dos imóveis que os agentes tentaram vistoriar, o proprietário não só impediu a entrada dos agentes como quase os agrediu fisicamente.
De acordo com o relato da equipe que visitou o local, o imóvel estava em "péssimas condições de higiene" e tinha "lixo e fezes humanas", além de lonas plásticas e seis tambores em que o proprietário armazenava água, todos eles com larvas do mosquito Aedes aegypti.
Os juízes consideraram o que alega a Secretaria da Saúde: uma única casa com criadouros do mosquito da dengue pode fazer com que a população de uma rua inteira fique doente.
Até ontem, o total de casos de dengue no ano já ultrapassava os 846 registrados no primeiro bimestre de 2006, ano da pior epidemia na cidade.
De acordo com a Divisão de Controle de Vetores, a doença já se espalhou nas cinco distritais de saúde. Além da região de Ribeirão, as cidades de Rio Preto e Araçatuba também registram casos acima da média.

Guarujá
O Guarujá (Baixada Santista) registrou 130 casos confirmados de dengue só em janeiro -contra 64 durante todo o ano de 2009. A cidade tem ainda outros 700 casos suspeitos. Os números podem ser maiores se considerado o fato de a dengue ser uma doença subnotificada -muitas pessoas nem sequer procuram um serviço de saúde.


Texto Anterior: Murillo Antunes Alves (1919-2010): O jornalista das antigas que obrigou SP a usar cinto de segurança
Próximo Texto: Cobrança: Pedágio nos dois sentidos da Ayrton Senna começa hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.