UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRESCURA

Em teste, os oito veículos equipados com ar-condicionado aumentaram a demanda na linha

Ônibus refrigerados atraem passageiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio à crise dos últimos anos no transporte coletivo em São Paulo, uma viação conseguiu elevar a demanda de passageiros ao disponibilizar oito veículos com ar-condicionado.
Eles são os únicos ônibus convencionais, com tarifa de R$ 1,70, que dispõem desse aparelho hoje na capital paulista. Pertencem à empresa Solution Bus, antiga AAL e Transdaotro, e estão na linha 5318 (Praça da Sé-Chácara Santana).
Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte, órgão municipal que cuida do setor), esses veículos ainda operam em teste, apesar de terem começado a circular em 2001.
Eles representam quase 30% da frota da linha 5318 -que, nos horários de pico, tem 29 ônibus.
Degivaldo Siqueira Maia, do setor de tráfego da Solution Bus, diz que a receptividade dos usuários foi significativa. Ele afirma que, antes dos veículos refrigerados, a linha 5318 levava uma média de 11 mil a 12 mil passageiros por dia. Depois, passou a atingir de 15 mil a 16 mil.
O trajeto inclui vias da região central, como a rua Líbero Badaró e a av. 23 de Maio.
Além dos oito ônibus convencionais, há microônibus com ar-condicionado, que circulam principalmente na zona norte e são chamados de Urbaninhos.
No Rio de Janeiro, a prefeitura incentivou as empresas a colocarem esses equipamentos mediante aumento na remuneração: a passagem dos veículos com ar chega a ser 70% maior.


Texto Anterior: Licitação do transporte: Prefeitura reprova todos os concorrentes
Próximo Texto: Parques: Trianon também ficará aberto até a meia-noite
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.