São Paulo, domingo, 18 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

400 famílias de sem-teto invadem área em Itapecerica

COTIDIANO Cerca de mil pessoas ocuparam terreno particular de 1,3 milhão de metros quadrados, avaliado em R$ 40 milhões

Ação foi coordenada pelo MTST, que pedirá à Justiça a desapropriação do local, atualmente um pasto abandonado usado por vacas

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Aproximadamente 400 famílias -cerca de mil pessoas- invadiram na madrugada de ontem uma área particular de 1,3 milhão m2 em Valo Velho, periferia de Itapecerica da Serra (a 33 km de São Paulo).
A polícia foi chamada, mas, até a conclusão desta edição, as famílias permaneciam no local. A retirada delas só pode ser feita com ordem de despejo ou de reintegração de posse.
A invasão foi coordenada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que irá pedir à Justiça a desapropriação do local, um pasto abandonado usado por vacas.
"A área está largada. Não cumpre papel social. Nossa intenção é transformá-la num local onde famílias possam morar com dignidade", disse Helena Silvestre, 22, coordenadora estadual do movimento, criado em 1997.
"Eu e minha família somos honestos, mas não temos como pagar aluguel. Sou deficiente e moro de favor em Parelheiros [zona sul]", disse Laurita Ramos, 50, aposentada por invalidez após perder o movimento das pernas em acidente.
A Sociedade Itapecerica Golf e Urbanismo, dona do terreno, avaliado em R$ 40 milhões, pediu ontem a reintegração da área, mas o juiz ainda não havia decidido. A proprietária diz que o terreno já está em processo de desapropriação por conta das obras do Rodoanel.


Texto Anterior: Chuva provoca atrasos em Congonhas
Próximo Texto: 700 cruzes são fincadas em Copacabana em protesto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.