São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Após 3 h de chuva, SP para e o ABC fica ilhado

Tarde de caos teve trânsito recorde com 60 pontos de alagamentos, bairros em luz, carros submersos e pessoas ilhadas

Rodovia Anchieta ficou bloqueada e trens para o ABC não funcionaram; a previsão para hoje é de mais pancadas de chuva

Léo Barrilari
Casal e criança são resgatados por bote depois de ficarem ilhados na avenida do Estado (zona sul de São Paulo); chuva que durou cerca de três horas afetou sobretudo as regiões do ABC e do Ipiranga

DA REPORTAGEM LOCAL

Após três horas de chuva forte, São Paulo viveu uma tarde de caos, com 60 pontos de alagamento, trânsito recorde, trens parados, vários bairros sem luz, carros submersos e muitas pessoas ilhadas. Algumas foram resgatadas de bote.
O ABC ficou ilhado -a rodovia Anchieta ficou bloqueada na altura do km 13 por quase três horas no sentido litoral e por mais de quatro no sentido capital. Os trens com direção à região não funcionaram por quase quatro horas.
Na capital paulista, o túnel Anhangabaú fechou e o metrô operou em baixa velocidade. Motoristas tentavam invadir a via elevada do Expresso Tiradentes (ex-Fura-Fila) para escapar do alagamento, enquanto a Ford se defrontava com as perdas causadas pela inundação de sua fábrica em São Bernardo do Campo (Grande SP).
Ônibus ficaram ilhados e passageiros chegaram a subir no teto em busca de socorro. O congestionamento às 19h chegou a 201 km, o pior desde 5 de dezembro (218 km às 19h).
Devido à chuva, a CET anunciou -à noite- que o rodízio foi suspenso na tarde de ontem. Eventuais multas aplicadas não serão processadas.
Faltou luz em Pinheiros (zona oeste), Pirituba, Casa Verde (zona norte), Vila Clementino, Jardim Aeroporto, Planalto Paulista (zona sul) e região central, além do ABC. A Eletropaulo disse que os alagamentos dificultavam o acesso das equipes emergenciais.
No Ipiranga (zona sul), um homem foi socorrido pelo helicóptero da PM após passar mal dentro do carro no viaduto Grande São Paulo. Levado ao Hospital das Clínicas, ele passava bem. Na avenida Anhaia Mello (zona leste), um homem que estava parado no congestionamento morreu mesmo após sair do carro, que começou a encher de água.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM), que estava em Brasília ontem, não se manifestou.
Segundo o Inmet, das 14h às 17h choveu 51,2 mm na capital -quase um terço da média histórica de março (178 mm). A meteorologista Neide Oliveira diz que a tendência é de chuvas acima da média neste mês. Hoje, a previsão é de mais chuva.
(MARIANA BARROS, DANIEL BERGAMASCO, CONRADO CORSALETTE, ALENCAR IZIDORO e MÁRCIA PEREIRA)


Próximo Texto: Na avenida do Estado, 5.000 pessoas ficam ilhadas em prédio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.