São Paulo, quarta-feira, 18 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura põe ônibus para carro não subir em elevado do Fura-Fila

DA REPORTAGEM LOCAL

O Expresso Tiradentes teve seus serviços comprometidos pela chuva de ontem em São Paulo menos de uma semana depois da inauguração de seu terceiro trecho pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A pista exclusiva para os coletivos -e que segue até a Vila Prudente- acabou invadida por carros que buscavam refúgio diante do medo dos motoristas de ficarem inundados.
A SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte coletivo) teve que colocar um ônibus para bloquear a passagem dos automóveis e evitar que eles seguissem pela parte elevada da construção. Dezenas chegaram ao meio do caminho.
A linha que circula pelo trecho 3 do Expresso Tiradentes parou de funcionar as 15h55 e só voltou a rodar às 19h45.
O terminal Vila Prudente ficou fechado por duas horas. Um acesso ao terminal Bandeira ficou inundado. Num ponto próximo à estação Bresser, nenhum ônibus passou durante mais de uma hora. A circulação dos trólebus ficou afetada.
No trânsito, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou 201 km de congestionamento às 19h, maior patamar deste ano. O recorde anterior de lentidão em 2009, também em razão de chuvas, havia sido de 188 km, no último dia 6.
Embora a marca de trânsito de ontem tenha sido mais de 80% superior à média do horário, ainda ficou aquém do recorde histórico de 266 km, computado em maio de 2008.
A chuva prejudicou os passageiros do metrô em razão da redução de velocidade das composições. Mas foi a linha 10 (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM, que transporta 302 mil usuários por dia, a mais prejudicada. Nela, a circulação de trens foi suspensa entre as estações Luz, no centro, e Santo André, no ABC, desde as 17h30, devido aos alagamentos.
A CPTM tentou concluir a rota com ônibus, mas eles não conseguiam chegar às estações em razão do nível da água -na de Santo André, chegou a 1 m, alcançando a plataforma.
O aeroporto de Congonhas operou com restrições (por instrumentos) devido à chuva.


Texto Anterior: Na avenida do Estado, 5.000 pessoas ficam ilhadas em prédio
Próximo Texto: Pátio da Ford em São Bernardo fica submerso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.