UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O guru das dietas Robert Atkins morre aos 72

DE NOVA YORK

Morreu ontem em Nova York, aos 72 anos, o cardiologista Robert Atkins, criador de uma teoria para dietas alimentares que, mesmo criticada, tornou-se uma das mais populares do mundo.
Atkins havia batido a cabeça num tombo na manhã do dia 8. Ao passar por operação para retirar coágulo do cérebro, acabou entrando em coma.
O médico revolucionou os métodos de emagrecimento com "Diet Revolution" (1972). Segundo Atkins, é fundamental fazer o organismo queimar gordura em vez de carboidratos. Sua dieta de um lado veta massas, grãos e batata e de outro libera carne, ovos e queijo.
O livro se tornou um grande sucesso de vendas nos Estados Unidos, onde a obesidade é um problema de saúde pública, e pelo mundo, além de levar o faturamento de sua empresa à casa dos milhões de dólares.
Mas isso não livrou Atkins das críticas de colegas. Argumentava-se que a dieta favorece o surgimento de outros problemas, como doenças cardíacas, e não garantia resultado. Estudos mais recentes ajudaram Atkins a rebater críticos.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: 20 anos depois: Diadema avança, mas não supera pobreza
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.