São Paulo, quarta-feira, 18 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, agente penitenciária é assassinada com 15 tiros

É o sexto caso ocorrido no Estado apenas neste ano

DO "AGORA"

Dois homens em duas motos mataram ontem a agente penitenciária Vanda Rita Brito, 59. Ela trabalhava no CDP 2 (Centro de Detenção Provisória) de Osasco (Grande SP), onde também trabalhava o agente Carlos do Carmo, 33 anos, morto no último sábado.
O assassinato de Vanda foi o sexto envolvendo funcionários do sistema prisional do Estado de São Paulo só neste ano.
Vanda foi morta na rua Cineasta Alberto Cavalcante, perto de sua casa, no Parque dos Príncipes, Butantã (zona oeste). Ela trabalhava havia quatro anos no CDP. Pelo menos 15 tiros a atingiram.
A agente estava em um ponto de ônibus esperando a condução para levá-la ao trabalho quando foi abordada por dois homens encapuzados, às 6h40, que dispararam contra ela.
A agente era casada e estava no sistema prisional desde 1993. Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária disse que, "por se tratar de crime fora da unidade, a apuração está a cargo da Secretaria da Segurança Pública".

Sindicato
Ontem, integrantes do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) se reuniram em São Paulo e em São José do Rio Preto (440 km de SP). Também haverá assembléias de agentes penitenciários em Mirandópolis e em Presidente Venceslau, no oeste do Estado.
A categoria quer um encontro com o secretário Antônio Ferreira Pinto até a próxima segunda-feira. Se isso não ocorrer, os funcionários já prometem se mobilizar.
O clima entre os agentes e funcionários é de tensão desde a morte do diretor do CDP de Mauá (ABC), Wellington Rodrigo Segura, em janeiro. Na ocasião, o serviço de inteligência da SAP teria descoberto a existência de uma lista com nomes de funcionários marcados para morrer.


Texto Anterior: Jovem de 19 anos é morta a tiros por admirador em Porto Alegre
Próximo Texto: Violência: No Rio, dois são mortos em frente ao consulado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.