São Paulo, sábado, 18 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AVIAÇÃO

Museu da TAM ganha um caça britânico usado na Segunda Guerra Mundial
Quando o velho caça britânico Spitfire sobrevoou a pista de pouso, era possível notar lágrimas no rosto de alguns dos velhos senhores presentes na demonstração aérea. Quando o avião pousou, eles correram para cumprimentar o piloto e ver de perto o avião em que alguns deles voaram durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
"Traz de volta tantas memórias. O cheiro de glicol, do cockpit. Esse avião é pura beleza", disse, emocionado, John Cheyney, 78. O Spitfire em questão foi oficialmente apresentado anteontem nas instalações do futuro museu da companhia aérea TAM em São Carlos (231 km de SP). O Spitfire Mark 9 foi uma doação da Rolls Royce, fabricante do clássico motor Merlin que equipava o mais famoso caça britânico da guerra. "Só tenho algo a lamentar: que o comandante Rolim não esteja aqui agora", declarou o presidente da Rolls Royce, Ralph Robbins.
Rolim Adolfo Amaro, presidente da TAM morto em acidente em julho, e seu irmão João Francisco foram os idealizadores do museu "Asas de um Sonho", com inauguração prevista para 2003. A viúva de Rolim, Noemy, estava lá com os filhos Maurício e Maria Cláudia.
Os pilotos dos "Spits" -e os seus colegas pilotando o menos elegante caça Hurricane- foram imortalizados em uma célebre frase do primeiro-ministro Winston Churchill pelo seu papel em defender as ilhas britânicas de uma invasão nazista em 1940. "Nunca no campo do conflito humano tantos deverão tanto a tão poucos", disse.
Uns poucos desses poucos estavam em São Carlos. John Hyland, 79, pilotou o Spitfire Mk 9 no 412º Esquadrão de Caça em combate sobre a Europa Ocidental. "Ver e ouvir esse avião faz o meu sangue ferver."
O ronco do motor também trouxe lembranças ao brasileiro Fernando Corrêa Rocha, 80, que pilotou no 1º Grupo de Caça da FAB na campanha da Itália. "Ei, nós estávamos na mesma guerra", brincou Rocha, quando Hyland o provocou quando ele revelou a idade. (RICARDO BONALUME NETO, DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Trânsito: Multas caem com greve de marronzinhos
Próximo Texto: 9 de Julho: Veteranos fazem ato contra nome dado ao túnel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.