UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Exercício certo em idoso prolonga independência

JULIO ABRAMCZYK

Brevemente teremos idosos diferentes -musculatura de jovem no físico e cabeça de bem com a vida- malhando nas academias. Isso porque exercícios localizados e realizados com carga, geralmente pesos, denominados "exercícios resistidos", diminuem o impacto do envelhecimento sobre algumas funções fisiológicas que ocorrem nos idosos, assinalam Emmanuel Gomes Ciolac e Guilherme Veiga Guimarães, do Centro de Práticas Esportivas da USP (Universidade de São Paulo) e do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A redução da força e da massa muscular observada no envelhecimento das pessoas está associada a uma série de disfunções, entre elas a diminuição da taxa metabólica basal e do gasto energético diário, explicam os pesquisadores.
Ciolac e Guimarães relatam no Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (vol.12, nº 6) que o exercício resistido vem demonstrando benefícios para a musculatura de idosos. Explicam, ainda, que o exercício aeróbico não tem mostrado a mesma eficiência na manutenção da força muscular no envelhecimento e na melhoria da qualidade muscular de idosos.
Para os autores, o treinamento com "exercícios resistidos", desde que bem orientado, é seguro para o idoso, melhora sua qualidade de vida, prolonga seu período de independência e ainda tem a vantagem de não provocar estresse cardiovascular.

E-mail - julio@uol.com.br

REUMATOLOGIA

Novos conceitos e novos exames
Os novos conceitos e métodos diagnósticos em reumatologia serão analisados dia 24 por médicos da Unifesp/EPM e da Santa Casa de São Paulo no curso de atualização organizado pelo Laboratório Fleury. Informações: 0/xx/11/5014-7441.

TALASSEMIA

Reunião debate anemia hereditária
A 3ª Conferência Internacional de Talassemia acontece de 23 a 25, no Guarujá, organizada pela Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia). Informações: 0/xx/11/3262-4077 ou no site www.abrasta.org.br.

QUEIMADURAS

Curso orienta tratamento
O 3º Curso de Prevenção e Tratamento de Queimaduras do Hospital Albert Einstein será dia 31, abordando desde a prevenção e tratamento até a assistência psicológica. Informações: 0/xx/11/3747-2300.


Texto Anterior: Conceito de deficiência é ampliado
Próximo Texto: Comportamento: Tatuagem vira "aliança de compromisso"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.