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São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

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TRANSPORTE

Desinformação marca primeiro dia de mudança nos ônibus em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Um panfleto que não diferencia as linhas de ônibus canceladas das que tiveram nome e número alterados. Dois serviços telefônicos para retirada de dúvidas -156 e 158- em que as ligações são pagas por todos os usuários.
Apesar de ter havido tranquilidade no primeiro dia das mudanças no sistema de transporte coletivo em São Paulo, os passageiros ainda reclamavam da falta de informação sobre as alterações implementadas pela prefeitura. Ontem, a SPTrans (empresa gerenciadora do sistema) retirou das ruas 226 linhas de lotações e ônibus -15% do total.
Nas ligações, o usuário paga o valor do pulso (R$ 0,10). Um pulso equivale a quatro minutos. Se a ligação for feita de telefone público, será descontado um crédito do cartão a cada dois minutos. "O ideal era que todo serviço pudesse ser gratuito. Neste momento, não temos condições de fazê-lo", afirmou a prefeita Marta Suplicy.
Ontem, até as 14h, o serviço 158 da SPTrans já havia recebido 7.318 ligações -quatro vezes a quantidade normal. O tempo de espera para ser atendido era de sete minutos. A discagem era completada após cinco tentativas.
A prefeitura escolheu implementar as mudanças no sábado porque há, nesse dia, 1,2 milhão de passageiros. Na segunda, dia do "grande teste", segundo Marta, serão 3,5 milhões de usuários.
Nos panfletos distribuídos ontem nos terminais de ônibus da zona leste, a SPTrans informava que 77 linhas haviam sido canceladas. O número correto seria 22. A SPTrans informou que faria as correções e distribuiria os panfletos atualizados ainda ontem.


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