São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Rio de Janeiro registra queda em 8 dos 10 principais crimes, mas latrocínio sobe
Oito dos 10 crimes considerados principais pela Secretaria de Segurança do Rio tiveram queda em abril em relação ao mesmo mês de 2003. Cresceram latrocínio (roubo seguido de morte) e roubo a transeunte, crimes que contribuem para a percepção de insegurança no Estado.
O número de latrocínios cresceu 50% no período. Roubos a transeuntes subiram 23,6%.
Os oito índices que tiveram queda foram roubo a banco, que diminuiu de dez ocorrências para três (-70%); roubo a coletivo (-31,4%); roubo a estabelecimento comercial (-23,6%); roubo de carga (20,1%); homicídio doloso (-12,1%), roubo a residência (-10,6%); roubos e furto de veículos (-1,1%) e seqüestro, que caiu de três para um.
Responsável pela elaboração das estatísticas, a vice-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Ana Paula de Miranda, se disse surpresa com o aumento no número de roubos a transeunte. Segundo ela, esse índice não havia apresentado crescimento nos últimos meses.
Para Miranda, o fato pode representar uma migração do roubo a residência, que vinha tendo crescimento significativo, para o de transeunte. "A polícia prendeu muitas quadrilhas que praticavam roubos à residência, principalmente na zona sul, o que pode ter causado uma migração de um crime para outro."
O número de pessoas mortas em confrontos com a polícia também caiu -de 125 para 68.
A comparação dos números de abril com os de março mostra aumento em latrocínio, roubo a transeunte e roubo em coletivo. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Crime: 1º homicídio de Borá envolve filho de prefeito
Próximo Texto: Acidente: IML identifica partes de cinco corpos no AM
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.