São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária controla perda óssea com mudança de dieta e cálcio

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro copos de leite por dia e uma alimentação rica em cálcio. Essa é a receita da secretária Helenice Corrêa Borges, 62, que após completar 50 anos descobriu ter pré-osteoporose.
"Faço muita caminhada. Quase todos os dias. Tenho uma vida bastante intensa. Aprendi a tomar leite desnatado, para não aumentar meu colesterol. São cerca de quatro copos por dia, além de queijo branco, iogurte e legumes", diz.
Helenice conta que controla a pré-osteoporose fazendo anualmente a densitometria óssea. Na última, seu médico afirmou que seria interessante para ela tomar um complemento de cálcio. "Mas remédio ainda não preciso" afirma a secretária que reside no Ipiranga, zona sul da capital paulista.
Diferentemente dela, a tecnóloga Fabiana Cardoso Julião, 32, ainda longe da menopausa, não conseguiu evitar a osteoporose. Ela conta ter descoberto a perda da densidade óssea aos 24 anos. "Tomei remédios por alguns meses, mas dei preferência a uma alimentação rica em cálcio, que não foi suficiente." Fabiana é baixa, magra e da raça branca -características de mulheres mais propícias a desenvolver problemas nos ossos.

Texto Anterior: Saúde/Pré-Osteoporose: Medicar pré-osteoporose pode ser exagero
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.