UOL


São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Lancha de transporte de passageiros e rebocador colidiram à noite na baía de Guanabara; duas pessoas ficaram em estado grave

Choque de embarcações deixa 40 feridos

DA SUCURSAL DO RIO

Quarenta pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, em uma colisão entre um aerobarco (lancha de transporte de passageiros) que fazia o percurso Rio-Niterói e um rebocador de embarcações, no meio da baía da Guanabara, na noite de ontem.
O aerobarco transportava 45 pessoas. Já o rebocador tinha quatro tripulantes, nenhum dos quais ficou ferido.
O acidente ocorreu por volta das 20h, na última viagem do aerobarco. Segundo informações do secretário estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Alberto de Carvalho, o aerobarco atingiu o rebocador no meio e, com o choque, ficou por cima da embarcação.
Com o impacto da batida, os bancos do aerobarco, feitos de material plástico, se engavetaram e alguns passageiros chegaram a ficar presos entre eles.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da companhia Barcas S.A. (que faz o mesmo percurso) foram mobilizados para o socorro às vítimas.

Luzes
Os feridos foram colocados em um catamarã que seguia em direção ao Rio. Eles foram levados para a estação hidroviária da Praça 15 (centro) e, de lá, para os hospitais Souza Aguiar (centro), Rocha Maia (Botafogo, zona sul) e Andaraí (zona norte).
Até o fechamento desta edição, a Transtur, empresa responsável pelos aerobarcos, não havia informado as causas do acidente. Segundo o secretário, passageiros disseram que, na hora da colisão, o rebocador estava com as luzes apagadas.
Os aerobarcos, assim como as barcas e os catamarãs, fazem regularmente o transporte de passageiros entre as cidades do Rio e Niterói (a 15 Km do Rio) e também para a ilha de Paquetá, na baía de Guanabara. A cada 15 minutos, uma lancha parte de Niterói e outra do Rio. O tempo de viagem entre Rio e Niterói é de sete minutos. Apesar do tráfego intenso de embarcações na baía, acidentes são raros.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Segurança: Ações do Gradi são revistas por Promotoria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.