São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2008

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Kassab cria rodízio para caminhão no centro

Revezamento de placas valerá para veículos de pequeno porte na maior parte do centro expandido do dia 30 até novembro

Às vésperas das eleições, medida flexibiliza restrição a tráfego pesado anunciada em abril; previsão é que fluidez do trânsito melhore 15%

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) decidiu implantar um rodízio para a circulação de caminhões de pequeno porte no período diurno na maior parte do centro expandido de São Paulo por 120 dias, contados a partir do final deste mês.
A medida, que deve ser publicada hoje no "Diário Oficial" do Município, vai flexibilizar temporariamente a restrição ao tráfego pesado anunciada pela prefeitura no começo de abril -quando se previa que, para a melhoria do trânsito, todos deveriam fazer as entregas apenas de noite e de madrugada.
Mesmo assim, a gestão Kassab avalia que haverá, nos meses que antecederão as eleições municipais, a retirada de até 100 mil dos 210 mil caminhões que rodam na área central -e, para os motoristas, a melhoria da fluidez próxima de 15%.
O detalhamento das novas regras para a circulação de caminhões na ZMRC (zona de restrição que será ampliada de 24,5 km2 para 100 km2, similar à do centro expandido) foi definido pela prefeitura em meio à pressão dos transportadores.
As medidas restritivas ao transporte de cargas entrarão em vigor no próximo dia 30, segunda-feira. O impacto delas é visto por Kassab como tentativa de frear as críticas à piora do trânsito que ele deve sofrer em sua campanha à reeleição.

Exceções
O plano original lançado pelo prefeito era que praticamente todos os caminhões, com poucas exceções, seriam obrigados a fazer só entregas noturnas nos dias úteis da semana, das 21h às 5h, numa região semelhante à do centro expandido.
No mês passado, a gestão Kassab anunciou a exclusão de algumas atividades, como caminhões de mudança, de feira e de coleta de lixo. Segundo a prefeitura, eles se restringem a 5% da totalidade, embora as empresas falem em até 10%.
Agora, a prefeitura definiu as normas que passarão a valer especificamente para os VUC, veículos urbanos de carga de pequeno porte -que têm até 6,30 metros de comprimento.
A frota desses caminhões é estimada em 14 mil. Técnicos consideram que seu impacto no trânsito é bastante significativo até por conta de seu uso intensivo para as entregas.
Diferentemente dos caminhões maiores, os VUC podem circular hoje sem limitação.
A prefeitura definiu que a restrição a esses veículos terá duas etapas de "transição" até que os transportadores programem todas as entregas para a noite ou para a madrugada.
Do dia 30 deste mês até 31 de julho, os VUC serão submetidos à primeira fase do rodízio na área de 100 km2: os de final de placa ímpar terão sua circulação diurna liberada apenas nos dias ímpares; os de final de placa par, só nos dias pares.
A partir de agosto, a regra muda. Todos os caminhões de pequeno porte não poderão circular na zona de restrição nos horários de pico da manhã e da tarde. Mas, das 10h às 16h, terão alguma possibilidade de entrega diurna, sendo submetidos ao mesmo revezamento das placas por dia ímpar ou par.
Essa regra valerá por 90 dias. Ela terminará no começo de novembro, logo depois do segundo turno das eleições. A partir daí, a previsão da gestão Kassab é que os VUC também serão obrigados a fazer entregas somente das 21h às 5h, sem rodízio para trabalhar de dia.
O secretário Alexandre de Moraes (Transportes) afirma que a flexibilização temporária aos caminhões menores foi decidida para que as empresas tenham tempo de adaptar a logística de entregas sem que sejam totalmente inviabilizadas.
Ele diz que, apesar das exceções, os cálculos de melhoria do trânsito de 14% a 17% são inclusive "conservadores".
"A nossa expectativa é que haja um impacto semelhante ao da implantação do rodízio de veículos", afirma Moraes, em referência à restrição adotada em 1997 e que afeta 20% da frota diariamente nos horários de pico da manhã e tarde.


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