UOL


São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Mortos eram supostos traficantes do Comando Vermelho; a PM matou três, e os demais foram assassinados por adversários

Guerra de facções mata 11 em favelas no Rio

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Local onde foram encontrados os corpos de sete supostos traficantes da favela de Vigário Geral, na cidade do Rio de Janeiro


FABIANA CIMIERI
MARIO HUGO MONKEN

DA SUCURSAL DO RIO

Onze supostos traficantes foram mortos nos últimos dois dias na favela de Vigário Geral (zona norte do Rio). Oito mortes foram cometidas por traficantes inimigos. A Polícia Militar matou três suspeitos em troca de tiros.
Em Vigário Geral, a disputa pelo controle da venda de drogas opõe as facções criminosas CV (Comando Vermelho) e TC (Terceiro Comando). A "guerra" entre as quadrilhas começou na madrugada de anteontem, quando traficantes da vizinha favela de Parada de Lucas -dominada pelo Terceiro Comando- invadiram de surpresa Vigário Geral e capturaram sete supostos traficantes (seis homens e uma mulher).
Os corpos foram encontrados ontem no rio Sarapuí, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense), a cerca de 10 km da favela.
A reação do Comando Vermelho veio ontem de madrugada. Cerca de cem homens da facção invadiram a favela para tentar retomar o controle da venda de cocaína e maconha na região.
Chamada por moradores, a polícia chegou a tempo de interceptar a fuga dos invasores. No tiroteio que se seguiu, morreram três acusados de participar do tráfico e quatro foram presos.
Vigário Geral e Parada de Lucas são favelas vizinhas e formam uma só área urbana. A divisa é uma rua, onde fica o posto da Polícia Militar. Quem mora em Vigário Geral não atravessa a rua. Da mesma forma agem os moradores de Parada de Lucas.
A polícia informou que o traficante José Roberto da Silva Filho, o Robertinho de Lucas, líder do tráfico em Parada de Lucas, organizou o ataque à favela vizinha.
A guerra continuou ontem de madrugada, quando traficantes locais e de favelas vinculadas ao Comando Vermelho retomaram Vigário Geral.
A rivalidade entre Vigário Geral e Parada de Lucas é antiga. Antes de o TC ser fundado, na década de 90, Parada de Lucas era considerada neutra. Vigário Geral, que sempre foi do CV, tentou controlar a vizinha algumas vezes.


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: "A gente entra por tudo quanto é lado, de fininho"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.