São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pouso parecia normal", segundo relato feito a Lula

PEDRO DIAS LEITE
LETÍCIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relato que chegou ontem à noite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi que o avião da TAM pousou no ponto certo da pista e que parecia tudo normal até que os controladores de vôo ouviram pelo sistema de som alguém gritando "vira, vira" e o estrondo do desastre, segundo a Folha apurou no Planalto.
Pelo relato, ainda inicial, tanto tudo parecia normal que os controladores chegaram a autorizar a decolagem de um avião Sêneca, que aguardava apenas a aterrissagem do vôo da TAM para deixar Congonhas. A decolagem não pôde ser abortada, apesar de tentativas dos controladores.
Foi nesse mesmo momento que os controladores perceberam que o avião da TAM continuava em velocidade excessiva.
O relato de que alguém gritou "vira, vira" explica, em tese, o avião não ter batido em linha reta com a pista do aeroporto, mas numa guinada à esquerda.
O presidente também foi informado de que, alguns minutos antes do pouso, o comandante do avião foi avisado de que a pista estava "escorregadia". O aviso é dado para que o piloto não tente fazer um pouso suave, mas para que coloque o avião no chão de uma vez, ainda que bruscamente, para não correr riscos de derrapagens ou acidentes piores.
O Palácio do Planalto ainda não tem uma avaliação oficial dos motivos do acidente.


Texto Anterior: Serra afirma que acidente da TAM foi tragédia anunciada
Próximo Texto: Presidente decreta luto oficial de três dias no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.