São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Infraero, reabertura de Congonhas deve ocorrer logo

Para a empresa estatal, aeroporto só não está funcionando por precaução

Companhias divulgam hoje plano de emergência para atender passageiros; taxa para remarcar passagens ainda não foi discutida

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os passageiros que perderam vôos devido ao acidente com o vôo 3054 da TAM terão que esperar a decisão da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) sobre a reabertura do aeroporto de Congonhas para remarcar passagens ou conseguir embarcar. Hoje, a TAM e companhias aéreas como Gol, BRA e Ocean Air devem divulgar planos de emergência para atender os clientes.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o acidente com o Airbus A-320 da TAM não causou danos no aeroporto. "Congonhas só não está funcionando por precaução. A estrutura do aeroporto não foi danificada. Portanto, a reabertura deve ocorrer logo", disse o assessor Leonardo Mota Neto.
O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, se reuniu ontem, por volta das 23h50, em Congonhas, com comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Juniti Saito, e representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) -uma nota oficial sobre a situação do principal aeroporto do país deve ser divulgada hoje.
Segundo a assessoria de imprensa, o papel da Infraero ficou menor desde o acidente da Gol, em setembro do ano passado. "Cada companhia tem seu manual de crise contra acidentes. A própria TAM tem um sistema de avaliação e ação para momentos como este", disse o Leonardo Mota Neto.
A TAM informou, por meio de assessoria de imprensa, que os vôos continuarão a operar normalmente após a abertura do aeroporto de Congonhas. A cobrança de taxas para remarcar passagens ainda não foi discutida. Um representante da TAM deve convocar uma entrevista coletiva hoje, mas ainda não há previsão de horário.
Passageiros da TAM podem se informar sobre a situação dos vôos nos telefones 4002-5700 e 0800-5705700.
A BRA teve quatro vôos deslocados para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e para o Viracopos, em Campinas. A assessoria de imprensa informou que os vôos agendados para esta semana dependem apenas da reabertura de Congonhas -inicialmente, eles serão transferidos para Guarulhos.
Os canais de informação da BRA são 0/xx/11/6445-4310 e 0/ xx/11/5090-9006.
A assessoria da Ocean Air não soube informar se tinha vôos em Congonhas na noite de ontem. Um plano de emergência para atender os passageiros deve ser divulgado hoje de manhã. Clientes devem ligar para 4004-4040 e 0300-7898160.
A Gol Linhas Aéreas não tinha informações sobre os passageiros retidos em Congonhas. A assessoria informou que seguirá com seu esquema normal de comunicação com os passageiros que enfrentam problemas para embarcar -passageiros devem ligar para o número 0800-2800465.
(DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: 23 de Maio terá interdição pelo menos até o meio-dia
Próximo Texto: Frase

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.