São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Desenho original da bandeira do Brasil é furtado no Rio

FÁBIO GRELLET
DO RIO

O desenho original da bandeira do Brasil, feito pelo pintor Decio Villares em 1889, foi furtado da Igreja Positivista do Brasil, na Glória (zona sul do Rio), em 27 de abril. Não há suspeitos do crime.
A pintura vale cerca de R$ 50 mil, estimam especialistas, mas dificilmente alguém conseguirá vendê-la.
Segundo Giovane Fernandes, zelador da igreja, o ladrão arrombou uma porta lateral. Após tirar os parafusos de trás da estrutura de proteção, retirou a pintura, que estava sob um cavalete, sem quebrar a armação de vidro.
O quadro foi pintado por Villares (1851-1931) sob orientação de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, que idealizaram a bandeira.
O projeto foi aprovado em 19 de novembro de 1889. A pintura pertence à Igreja Positivista porque Mendes e Lemos eram adeptos da igreja.
A maioria dos defensores da República era positivista. O lema deles, "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", foi resumido na bandeira em "Ordem e progresso".


Texto Anterior: Filha de ministro do TSE assassinado em 2009 é presa
Próximo Texto: Alemanha envia 22 toneladas de lixo para porto gaúcho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.