|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TRANSPORTE
Espanha patrocina novo estudo de viabilidade econômica sobre linha que ligaria a capital paulista a Campinas
SP avalia trem para integrar aeroportos
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo da Espanha vai patrocinar um novo estudo de viabilidade para a construção de uma
linha de trem rápido para ligar as
regiões de São Paulo e Campinas.
A intenção é verificar as expectativas de demanda e tarifa que
atrairiam a participação da iniciativa privada na construção total
ou parcial do empreendimento
-que já foi alvo de diversos estudos nos últimos 25 anos.
O Estado quer avaliar a implantação de um trem que seria utilizado tanto no transporte de passageiros como no de cargas, com
velocidade média de 150 km/h, fazendo uma parada em Jundiaí.
Ele serviria como alternativa para atrair usuários do sistema rodoviário Anhanguera-Bandeirantes e para aliviar os vôos na região
metropolitana de São Paulo.
O secretário dos Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes, diz que, para ser atrativa, a
viagem não poderia durar mais de
50 minutos e a tarifa deveria ficar
em torno de U$ 8 a U$ 10 (de R$
24 a R$ 30). O projeto estudado há
quase um ano pela pasta prevê
que a linha poderia interligar os
aeroportos de Viracopos, em
Campinas, e Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), com passagem
na estação Barra Funda do Metrô.
Ela se uniria ao Expresso Aeroporto -projeto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que estabelece uma ligação da Barra Funda a Guarulhos e cuja licitação deve ser lançada nas próximas semanas.
Segundo Laurindo Junqueira,
assessor da secretaria responsável
por contatar os governos europeus sobre esse projeto, dados da
UITP (associação internacional
de transportes públicos) apontam
haver 62 ligações rápidas de trem
ou metrô ligando aeroportos a regiões centrais no mundo inteiro.
Há ainda 116 linhas planejadas
-cinco na América do Sul.
Interesse
O governador Geraldo Alckmin
(PSDB) vai assinar hoje, em Campinas, a parceria com os espanhóis para a viabilização do estudo, que vai durar oito meses e custará 300 mil euros (aproximadamente R$ 1 milhão). A data coincide com os cem anos de uma viagem de trem feita por Santos Dumont (1873-1932) à região para a
colocação de uma pedra no monumento-túmulo do compositor
Carlos Gomes (1836-1896).
A Espanha tem interesse na
obra porque ela poderia alavancar potenciais áreas de investimentos do país, segundo Fernandes. Em 1997, a espanhola Renfe
chegou a doar 48 composições a
São Paulo, numa operação polêmica porque, em seguida, ela foi
contratada para reformá-las.
Os últimos estudos envolvendo
a ligação Campinas-São Paulo foram feitos no final dos anos 90,
com a participação do governo federal e de um grupo alemão. Ela
não foi considerada atrativa.
A nova tentativa faz duas mudanças principais para viabilizar a
obra: não abrange a extensão ao
Rio de Janeiro, como era previsto
antes, e estabelece uma velocidade inferior à dos trens rápidos europeus. O último estudo, diz Junqueira, considerava velocidades
de 300 km/h a 530 km/h.
Essas mudanças, na avaliação
de Fernandes, poderiam levar à
redução de custo da ligação de U$
2,3 bilhões para U$ 700 milhões.
A obra, se for feita, deve durar de
três a quatro anos. A Infraero
(Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) já demonstrou interesse em participar.
O secretário também diz que
não há intenção de aproveitar
uma linha abandonada já existente entre as duas regiões por dois
motivos: ela tem muitas curvas,
não sendo compatível para um
trem a 150 km/h; ela pára em
Francisco Morato e, de lá para São
Paulo, não haveria como utilizar a
linha metropolitana em operação.
No pedido da verba do estudo
ao governo espanhol, Junqueira
cita que a área entre os dois municípios concentra 79% do PIB
(Produto Interno Bruto) estadual
e 28% do PIB brasileiro. Ele prevê
uma "situação crítica de fluidez"
nesse eixo rodoviário nos próximos anos e destaca a importância
do trem rápido no transporte de
cargas de alto valor agregado e pequeno tamanho -que são alvo
de roubos nas estradas.
Texto Anterior: Empresária é assassinada por ex-funcionário Próximo Texto: Passarela vai ligar estação a shopping Índice
|