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Passarela vai ligar estação a shopping
DA REPORTAGEM LOCAL
A construção de passarelas tubulares e cobertas para ligar as estações de trem diretamente a
shoppings centers e edifícios comerciais da marginal Pinheiros
deverá ser uma nova aposta para
atrair passageiros à linha C da
CPTM (Companhia Paulista de
Trens Metropolitanos), que leva
Osasco a Jurubatuba.
A iniciativa e os gastos partem
da própria iniciativa privada. Mas
não deixa de ser uma alternativa
de tentar elevar a demanda da ligação de trem que, mesmo depois
de ter estações reformadas e obter
um nível de serviço semelhante ao
do Metrô, permanece ociosa até
mesmo nos horários de pico.
Uma das passarelas já teve a
obra aprovada na CPTM. Ela permitirá os acessos da estação Hebraica-Rebouças a um prédio comercial e ao shopping Eldorado.
O Estado também já foi procurado para permitir a construção
de uma passarela que levaria os
usuários da estação Morumbi a
um edifício de escritórios e ao
shopping Market Place. A CPTM
promete ainda deslocar a estação
Jaguaré para perto do parque Villa Lobos e do shopping de mesmo nome, permitindo fazer uma
passarela ligando os três pontos.
O diretor de engenharia e obras
da CPTM, Pedro Benvenuto, diz
que as passarelas já eram pensadas há mais de três anos, quando
sete das 15 estações da linha C foram inauguradas ou reformadas.
"Tentamos fazer parcerias com
os shoppings, mas não conseguimos. A iniciativa privada só acreditou [no projeto de melhoria da
linha C] depois que ficou pronto",
diz Benvenuto, ressaltando que,
agora, as despesas para essas modificações terão que ser bancadas
integralmente pelas empresas.
Com um padrão de qualidade
acima do restante da malha ferroviária e atravessando áreas nobres
(Brooklin, Vila Olímpia, Cidade
Jardim), a linha C conseguiu a elevação de 50% de sua demanda entre 2000 e 2002 -de 16,7 milhões
para 25,1 milhões de usuários por
ano. Mesmo assim, a ligação de
trem, que recebeu investimentos
de R$ 350 milhões para suas melhorias, transporta hoje somente
metade do que era esperado.
A média diária de passageiros
neste ano é de 75 mil. O governo
Covas/Alckmin planejava que,
com a inauguração da linha 5-lilás
do Metrô (Capão Redondo-Largo
Treze), em outubro de 2002, a linha C passaria a transportar 150
mil. Essa quantidade de passageiros também está aquém do potencial da linha C. A CPTM projeta uma demanda de 300 mil depois da integração com a futura linha 4-amarela do Metrô (Luz-Vila Sônia) e de 450 mil até 2010.
O interesse da iniciativa privada
na integração com a linha C é motivado pelas características dela,
mas principalmente por seu potencial de crescimento, segundo
Paulo Veríssimo, diretor de operações do shopping Eldorado.
"Hoje a linha é ociosa. Mas pensamos no futuro, na demanda que
deve atrair a linha 4", diz Veríssimo. A linha 4 do Metrô, cujas
obras devem começar no final
deste ano ou no começo de 2004,
prevê a integração com a linha C
na estação Pinheiros. O governo
quer entregá-la neste mandato,
que termina no fim de 2006.
Embora a autorização para a
passarela do Eldorado já tenha sido dada pela CPTM e os projetos
estejam prontos, as obras dela vão
acompanhar a construção de um
edifício comercial no atual estacionamento do shopping, a partir
de 2004. "A passarela vai atrair
quem trabalhar lá, mas também
há uma perspectiva de que classe
média use a linha para ir às compras", diz Veríssimo.
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