UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPINAS

Soro produzido pela empresa Tecnopharma e distribuído a hospitais estava contaminado; proprietários podem recorrer

Justiça condena laboratório por 8 mortes

DIOGO PINHEIRO
DA FOLHA CAMPINAS

Os três sócios-proprietários do laboratório Tecnopharma Farmácia e Comércio de Produtos Hospitalares Ltda., de Campinas, foram condenados pela Justiça por homicídio culposo (sem intenção de matar). Um soro distribuído pela empresa teria provocado a morte de oito pessoas, entre elas sete crianças, em 1997, em três hospitais de Campinas.
A decisão, em primeira instância, foi dada no último dia 10 pelo juiz-auxiliar da 2ª Vara Criminal de Campinas, Rogério Dama Chaib. A empresa pode recorrer.
Até a conclusão desta edição, o advogado dos acusados não foi encontrado para comentar o caso.
Cecília Amélia Fazzio Esconhela, Maria Tereza Ramia Curi e Flavio Picolo Salmim foram condenados a dois anos de prisão.
Como são réus primários, a pena foi revertida para o pagamento de três salários mínimos, cada um, pelo período de dois anos, para um centro médico de Campinas que atende crianças.
Entre março e abril de 1997, oito pessoas (sete recém-nascidos e um homem de 52 anos) que estavam internadas no Caism (Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp, na maternidade e no Centro Médico de Campinas morreram de infecção generalizada decorrente de contaminação sanguínea.
Segundo a sentença, as mortes aconteceram após as vítimas receberem um preparado líquido conhecido como NPP (Nutrição Parenteral Prolongada), manipulado pela Tecnopharma. A matéria-prima era adquirida de empresas farmacêuticas, mas a obrigação de conferir a qualidade do insumo era da Tecnopharma, segundo a sentença.
Dois laudos do Instituto Adolfo Lutz detectaram nos soros consumidos pelas vítimas a presença da bactéria Enterobacter cloacae.


Texto Anterior: Abuso policial: Proibição acirra crise entre secretários
Próximo Texto: Conflito: Uruguai atira em pesqueiro brasileiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.