UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONFLITO

Uruguai atira em pesqueiro brasileiro

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O pesqueiro brasileiro Amaral 6, de Itajaí (SC) e com tripulação integrada por catarinenses e gaúchos, foi expulso de águas uruguaias anteontem mediante tiros disparados por uma fragata da Marinha do país vizinho.
O episódio ocorreu próximo de Chuí (RS), que faz divisa com o município uruguaio Chuy. A embarcação, segundo os uruguaios, estava atuando sem permissão oficial em águas uruguaias -já a 72 km da fronteira-, o que é ilegal. O Ministério de Defesa do Uruguai faria um protesto formal ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O barco, sem feridos, chega hoje a Itajaí. A Marinha brasileira, segundo a Capitania dos Portos, abrirá sindicância. Ao receber voz de prisão, a embarcação brasileira acelerou sua velocidade e em direção ao Rio Grande do Sul.
Não é a primeira vez que uma embarcação brasileira penetra em território uruguaio e é reprimida. A Marinha uruguaia mantém, há 37 dias, os pesqueiros Dom Caetano e Meridiano 3 apreendidos no porto La Paloma. As autoridades brasileiras foram informadas pelas uruguaias ontem, por rádio, do fato de que a embarcação realizava pesca em região proibida.


Texto Anterior: Campinas: Justiça condena laboratório por 8 mortes
Próximo Texto: Panorâmica - Ceará: Vereador poderá ter de devolver dinheiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.