São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ladrões jogam pedras para roubar carros na 23 de Maio

PM diz que já reforçou policiamento no trecho do viaduto Beneficência Portuguesa

Motorista deve ficar sempre atento e evitar parar o carro se for atingido por algum objeto; esse tipo de crime era comum entre 2006 e 2007

LUIS KAWAGUTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar reforçou o policiamento na avenida 23 de Maio, em trecho próximo ao viaduto Beneficência Portuguesa (região central de São Paulo), para combater a ação de criminosos que estão atirando pedras nos carros.
O objetivo dos bandidos é fazer os motoristas pararem, tornando-se vítimas mais fáceis para assaltos.
Na última quinta-feira, dia 11, a Polícia Militar recebeu dois chamados pelo telefone 190 por volta das 18h. Eram de testemunhas que viram criminosos tentando parar veículos atirando pedras sobre eles.
Policiais militares foram até o local, mas os suspeitos já haviam fugido. Nenhuma vítima procurou o 5º Distrito Policial (Aclimação), que atende à região, para registrar queixa. Mesmo assim, a PM passou a investigar o caso e deslocou policiais para patrulhar a área.
De acordo com o tenente Emerson Massera, da PM, essa modalidade de crime já foi registrada nos anos de 2006 e 2007 nas marginais Tietê e Pinheiros, que cruzam a cidade. Porém, segundo ele, os criminosos pararam de agir quando mais policiais foram deslocados para as regiões com maior incidência de casos.
Comerciantes da região do viaduto Beneficência Portuguesa afirmaram que uma escada de madeira que liga a avenida 23 de Maio à rua Vergueiro é usada como rota de fuga para ladrões e batedores de carteira.
A escada foi colocada provisoriamente, durante as obras que estão em curso no viaduto.

Dicas de segurança
Segundo a PM, os criminosos desenvolvem várias táticas destinadas a parar os veículos de suas vítimas para realizar assaltos. Algumas das mais comuns, além das pedradas, são colocar obstáculos nas ruas, dar pequenas batidas ou fechadas com outros carros e até mesmo espalhar pregos ou "miguelitos" -aparelho pontiagudo usado para furar pneus- nas ruas.
A principal dica de segurança da PM é não parar o carro se ele for atingido por algum objeto ou tiver um pneu furado.
"Procure um lugar seguro para parar e fique atento o tempo todo. Se possível, peça auxílio a um policial militar", diz Massera. Outras dicas são não deixar objetos de valor à mostra e não parar quando vir pessoas pedindo ajuda na rua. Em caso de emergência, o ideal é telefonar para o número 190.

Roubos
De acordo com dados do setor de inteligência da polícia de São Paulo, obtidos pela Folha no mês passado, o 5º Distrito Policial registrou 378 roubos no segundo trimestre deste ano. A delegacia ocupa o 22º lugar em ocorrências desse tipo na cidade de São Paulo.


Texto Anterior: Entrevista: Para delegada, há "esperança na humanidade"
Próximo Texto: Transporte: Permissão de bicicleta durante a semana não vale para a CPTM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.