São Paulo, Segunda-feira, 18 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Pista estava molhada e veículo caiu de ribanceira; batida foi em Taubaté
Ônibus capota, mata 1 e fere 47

CRISTINA LIMA MARTINS
free-lance para a Folha

Uma pessoa morreu e 47 ficaram feridas em um acidente ocorrido ontem no km 116 da via Dutra, em Taubaté (134 km de SP).
As vítimas viajavam em um ônibus de excursão da Transportadora Turística Benfica Ltda., que caiu em uma ribanceira de 7 metros e capotou várias vezes.
Elas eram moradoras de Santo André (Grande SP) e iam para Campos do Jordão.
A passageira Íris Peixoto dos Santos, 48, morreu e só foi identificada no final da tarde por parentes. Os documentos dela não foram encontrados entre os pertences que foram retirados do ônibus pela polícia. O corpo foi levado para Santo André.
O acidente ocorreu por volta das 6h, quando o motorista Celso Augusto da Silva, 44, tentou desviar de um Uno que estava atravessado na pista, sobre uma ponte. Chovia.
"Quando vi o Uno, brequei seco, mas a pista estava molhada e acabei perdendo o controle do ônibus", disse Silva.
O motorista do carro, Rodrigo Luiz Narciso, 18, disse à polícia que a roda dianteira esquerda do Uno se soltou e caiu. Ele havia parado alguns quilômetros antes em um borracheiro, na beira da estrada, para trocar o pneu.

Feridos
Silva foi o único entre os 49 passageiros a não ter nenhum ferimento. Três passageiros do ônibus ficaram gravemente feridos.
Dulce Carlos dos Reis, 48, e Rosângela Pereira Podi, 22, que foram levadas para o PS de Taubaté, sofreram lesões na coluna e terão que ser operadas. Ambas correm o risco de perder os movimentos.
Outra mulher, identificada apenas como Helena, com cerca de 45 anos, foi internada na UTI do PS de Caçapava. Ela teve uma perfuração no pulmão e uma fratura no ombro e foi submetida a cirurgia. O hospital não informou o estado de saúde da paciente.
A maioria dos 48 passageiros tinha mais de 40 anos, segundo os feridos. Apenas cinco turistas tinham entre 12 e 16 anos.
Todas as vítimas moram no bairro Cidade São Jorge. Entre os feridos leves, a maior parte teve fraturas nas pernas e braços.
O resgate das vítimas demorou cerca de uma hora e foi feito por equipes da NovaDutra, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias dos hospitais da região.
Depois que todas as vítimas já haviam sido socorridas, uma equipe da Polícia Técnica iniciou a perícia do local.
O ônibus foi retirado da ribanceira com a ajuda de um guincho da NovaDutra, concessionária que explora a rodovia, e levado para o pátio da Polícia Rodoviária Federal.
A retirada foi feita cerca de duas horas após o acidente. O veículo será levado para São Caetano do Sul (Grande São Paulo).


Texto Anterior: Desabamento: Teto de quarto cai sobre seis pessoas
Próximo Texto: Motorista pegou a Dutra para turistas tomarem café
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.