São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pós-operatório é feito em redes dentro das ocas

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem quando o caso é grave e a cirurgia é feita no hospital de alguma cidade ou vila mais próxima, os pacientes querem ficar longe de sua tribo. "Na cultura indígena, os hospitais significam a casa da morte", explica o antropólogo Stelio Marras, que acompanhou os médicos.
Os índios receberam os campineiros com muita gratidão, conta Marras, pois não sabem como lidar com algumas doenças de branco. As ervas usadas em rituais shamânicos têm grande eficácia para tratar doenças nativas, mas pouca quando são males da civilização moderna. "Médicos que trabalham na região dizem ter visto medicamentos eficazes até contra a malária", conta Marras.
O que mais surpreendeu o antropólogo foi a prática de reverter a doença através de um trabalho psíquico, ritualístico, com cantos invocando os deuses -sem a ingestão de medicamento.


Texto Anterior: Médicos aventureiros: ONG opera índios na floresta amazônica
Próximo Texto: Panorâmica - Sul: Argentino mata mulher e sogros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.