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Mercado negocia 9 quarteirões em Pinheiros
Região entre a cratera do metrô e o largo da Batata se valoriza com revitalização urbana; área também terá calçadões
Obras devem ser concluídas no final do ano que vem; projeto vai custar cerca de R$ 100 milhões, bancados por títulos da prefeitura
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
De um lado, uma área degradada, com camelôs e ônibus por
todos os lados. De outro, o palco de uma das maiores tragédias da cidade de São Paulo.
Visto por esse ângulo, essa
área de cerca de 15 mil m2 e nove quarteirões entre o largo da
Batata e a futura estação Pinheiros do metrô -onde sete
pessoas morreram em um acidente nas obras em janeiro de
2007- tinha tudo para terminar num sumidouro.
Tinha, mas o quadrilátero
formado pela marginal Pinheiros, ruas Paes Leme e Sumidouro e av. Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste),
já vive o início de uma transformação urbanística com a chegada iminente do metrô, obras
de revitalização e o interesse
do mercado imobiliário.
A Folha apurou que parte
desses nove quarteirões já foi
comprada por grandes construtoras que pretendem erguer
ali condomínios residenciais e
comerciais nos próximos anos.
E os imóveis que ainda não foram vendidos sofrem o assédio
dessas empreiteiras.
Com isso, uma área ocupada
basicamente por pequenos comerciantes e moradores antigos, com casas térreas ou pequenos sobrados, tende a se
transformar, na próxima década, em um bairro vertical.
Projeto
A revitalização do largo da
Batata, próximo à av. Faria Lima, foi o gatilho do desenvolvimento da região.
O projeto foi elaborado em
2001, quando o arquiteto Tito
Livio Frascino venceu um concurso da Prefeitura de São Paulo, ainda na gestão Marta Suplicy (PT), para o projeto urbanístico de revitalização da área.
Também estão sendo feitas
obras de melhoria da paisagem
urbana, com o enterramento de
fios e cabos em todas as ruas
desde a Cunha Gago até a marginal Pinheiros.
A previsão é que as obras sejam concluídas em 2010. O projeto vai custar R$ 100 milhões,
bancados pela venda de títulos
imobiliários (Cepacs) da Operação Urbana Faria Lima.
Metrô
Em paralelo com as obras de
revitalização do largo da Batata
correm as obras da linha 4-amarela (Luz-Vila Sônia) do
metrô. O governo do Estado
promete entregar as estações
Faria Lima e Pinheiros também no ano que vem.
Ao lado do metrô, fazendo a
integração também com a linha
9-esmeralda da CPTM, está
sendo construído um terminal
de ônibus que não estava previsto no projeto original da revitalização e foi incorporado
após o acidente de 2007. Com
isso, as obras que ficariam restritas ao largo da Batata foram
estendidas para toda a região.
Com metrô em funcionamento e um bairro revitalizado,
é natural o interesse do mercado imobiliário.
Edward Zeppo Boretto, diretor de Obras da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), responsável pelas obras,
disse que o projeto de revitalização já começou a mudar a cara do bairro. "A região já está
bem melhor. Ela era muito degradada por causa dos ônibus
que paravam ali. Com o novo
terminal [de ônibus] e o metrô,
vai ficar excelente."
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