São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JOSÉ LUIZ VARELLA DE ALMEIDA (1915-2010)

Um homem de família sempre ligada ao direito

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

A família de José Luiz Varella de Almeida era tradicionalmente ligada ao direito. Seu avô, Luiz Arthur Varella, por exemplo, foi procurador fiscal do Tesouro do Estado.
Assim, em 1937, aos 22 anos, Juca, como era chamado na família, recebeu seu diploma no largo São Francisco, no centro de São Paulo, após concluir o curso da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).
Nascido na capital, ele morou um tempo em Sertãozinho, no interior do Estado, quando era pequeno. Lá, seu pai tinha fazenda de café.
Logo no primeiro ano da faculdade, Juca começou a trabalhar no escritório de um tio, lembra a filha Anna Helena, professora de línguas.
Depois, teve o próprio escritório com um irmão, o Varella de Almeida Advogados Associados. Atuaria na área por cerca de 60 anos -só encerrou as atividades no começo da década de 90.
Com os colegas da turma de 37 ele nunca deixou de se encontrar. Até recentemente, participava de reuniões.
Segundo a filha, o pai adorava passar uns dias na fazenda que tinha em Porto Feliz (SP), onde criava cavalos.
Também gostava de visitar Campos do Jordão e de apreciar um bom vinho, assunto frequente nas conversas que mantinha com os irmãos.
Em 1991, ficou viúvo de Olga Krum de Almeida, com quem teve quatro filhas, todas com Ana no nome: Ana Maria, Ana Luiza , Anna Helena e Ana Cecília. Duas delas (Ana Maria e Ana Cecília) já morreram.
No domingo (10), aos 95 anos, José Luiz não resistiu a problemas cardíacos. Deixa quatro netos e sobrinhos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Aposentada morre no Rio sem receber atendimento adequado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.