São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aposentada morre no Rio sem receber atendimento adequado

Juiz de São João de Meriti havia determinado remoção para UTI

DO RIO

Vítima de AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência renal crônica, a aposentada Magda Lúcia dos Santos, 61, morreu ontem, depois de esperar cinco dias por atendimento adequado.
A família da aposentada obteve decisão judicial para interná-la em uma UTI, mas não conseguiu que a transferência fosse realizada.
Ela chegou à emergência de um posto de saúde, em São João de Meriti (baixada fluminense) na segunda-feira (11), por volta das 9h.
O genro de Magda, Paulo Henrique Valério da Silva, 27, diz que o AVC foi constatado quando ela chegou.
Na quinta-feira, a aposentada foi levada a outro posto para fazer diálise. "O médico ficou assustado ao perceber que ela estava em coma e mandou voltar imediatamente", diz Silva.
A filha de Magda, Patrícia Santos de Almeida, procurou a Defensoria Pública na sexta-feira para tentar vaga em outro hospital e o juiz Luis André Bruzzi Ribeiro determinou a remoção imediata.
Como ela não foi removida, anteontem, o marido de Magda foi à polícia para que a ordem fosse cumprida.
Magda morreu às 4h30 de ontem, em razão de AVC, insuficiência renal crônica e hipertensão arterial sistêmica.
A subsecretaria de Imprensa da Prefeitura de São João de Meriti informou que o atendimento médico necessário foi prestado à paciente no posto e que foram consultados 40 hospitais e clínicas particulares, além de 15 unidades da rede pública. Em nenhuma deles, porém, havia vagas disponíveis.


Texto Anterior: José Luiz Varella de Almeida (1915-2010): Um homem de família sempre ligada ao direito
Próximo Texto: Ônibus com alunos da Apae bate, cai de ponte e 11 morrem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.