São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIBLIOTECA VIRTUAL

Site oferece obras de domínio público

Portal gratuito do MEC com livros é tirado do ar por excesso de usuários

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No primeiro dia de funcionamento oficial, o portal "Domínio Público" teve de ser retirado do ar ontem pela manhã por não ter capacidade de atender ao grande número de usuários. Criado pelo Ministério da Educação, o site oferece cerca de mil obras literárias, artísticas e científicas para consulta gratuita de alunos, professores e interessados.
Segundo o MEC, houve 30 mil acessos ao portal na internet entre as 9h e as 10h, tornando a busca aos títulos muito lenta. Isso levou os técnicos a tirar a página do ar para instalar um outro equipamento (servidor) com o objetivo de tentar torná-la mais ágil.
Durante todo o dia, quem acessou a página na internet (www.dominiopublico.gov.br) encontrou a mensagem: "Devido ao grande número de usuários, estamos providenciando o redimensionamento dos equipamentos". A previsão era colocar a página em funcionamento por volta das 17h, mas não foi possível.
Até a conclusão desta edição, os técnicos do ministério esperavam que hoje pela manhã o portal voltasse ao normal. Se o problema não for resolvido, o MEC estuda a possibilidade de contratar uma empresa que alugue os equipamentos para a expansão da capacidade do site.
Chamado de biblioteca virtual, o portal "Domínio Público" traz romances, crônicas e poesias de autores brasileiros, portugueses e de outros países. Há ainda livros e publicações de filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações de universidades brasileiras.
A Secretaria de Educação a Distância do MEC será a responsável pela manutenção. Está previsto investimento de R$ 5 milhões para 2005 no projeto, que inclui incentivo a digitalização de obras.


Texto Anterior: Ensino primário: Professora nega ter deixado aluno de castigo
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Preso suspeito de ser doleiro de PC Farias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.