São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Físio é o mais concorrido na UFSCar

MARCELO TOLEDO
free-lance para a Folha Ribeirão

Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de fisioterapia é o mais concorrido no vestibular da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com 67,83 candidatos por vaga (veja quadro abaixo).
A universidade divulgou ontem a relação candidato/vaga para o vestibular 2000, que registrou também um número recorde de inscritos -23.387 vestibulandos.
A segunda carreira mais procurada na universidade foi a de engenharia de computação -56,80 candidatos/vaga. Psicologia, segundo curso no ranking do ano passado, foi o terceiro deste ano -51,05 candidatos/vaga.
Entre os cursos novos, o mais procurado foi o de engenharia física -16,37 inscritos para cada uma das 30 vagas.
O número de inscritos foi 121,3% maior que no ano passado, quando o vestibular era realizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Neste ano, é a primeira vez que a UFSCar faz o exame desvinculado.
Em 98, 10.565 candidatos se inscreveram para os 27 cursos da universidade. No total, são oferecidas 1.090 vagas.
Uma das razões do aumento na procura da universidade é a desvinculação da prova da Fuvest.
"A saída da Fuvest abriu a possibilidade de os candidatos prestarem os dois vestibulares", afirmou a professora Leda Maria de Souza Gomes, da comissão de vestibular da UFSCar.
A professora afirmou, porém, que a desvinculação não foi o único motivo da "explosão" no número de candidatos. "A UFSCar cresceu bastante nos últimos anos", disse Leda.
Ela disse ainda que o perfil dos estudantes da universidade é igual ao de outras instituições de ensino superior públicas. "Eles são geralmente de classe média e vêm com um forte ensino médio, mesmo os das escolas públicas."

Mulheres
Apesar dos nove cursos de engenharia -que geralmente têm um maior número de homens inscritos-, mais mulheres do que homens se inscreveram para o vestibular da UFSCar neste ano. Foram 12.405 mulheres contra 10.982 homens.
No curso de terapia ocupacional se inscreveram 807 mulheres e somente 33 homens. Já para a carreira de ciência da computação foram 1.699 homens inscritos e 337 mulheres.
O curso mais equilibrado entre os sexos, segundo a UFSCar, é o de estatística, que teve 92 mulheres e 85 homens inscritos.
O vestibular da UFSCar será realizado entre os dias 16 e 18 de janeiro, em 12 cidades do Estado.


Informações: UFSCar, rodovia Washington Luiz, km 235, Monjolinho, São Carlos, tel. 0/ xx/16/260-8111


Texto Anterior: Vestibular: Notas de corte da Fuvest aumentam
Próximo Texto: UniFMU faz novo exame unificado
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.