São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ranking utiliza estatísticas do governo estadual

DA REPORTAGEM LOCAL

Para identificar os paraísos livres da violência urbana no Estado de São Paulo, a Folha fez um cruzamento de dados disponíveis da Fundação Seade e da Secretaria Estadual da Segurança Pública.
A Seade traz os dados sobre mortes por agressão a partir de 1980. Com o cruzamento das estatísticas de homicídio doloso por município disponibilizadas pela Secretaria da Segurança, chegou-se à cidade de Balbinos, a única sem registro de nenhum caso de morte violenta nas duas bases de dados.
A reportagem também usou dados da secretaria referentes aos meses de janeiro a setembro deste ano para calcular rankings dos crimes de homicídio doloso (com intenção), roubo e roubo de veículo usando o coeficiente de delitos registrados por 100 mil habitantes.
Foram selecionadas cidades com população próxima de 50 mil para evitar distorções, seguindo critério adotado pela própria secretaria. São as mesmos 123 cidades as quais a secretaria calcula o coeficiente por 100 mil habitantes a cada 12 meses.
Os rankings referentes a nove meses de 2005 serviram para definir outras cidades com baixos índices, como Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo, e Botucatu.


Texto Anterior: Prisão assusta moradores de "paraíso"
Próximo Texto: Extremos da segurança: Na violenta Grande SP, também há exceção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.