São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Anac divulgou duas versões no mesmo dia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na segunda-feira, dia 11, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) chegou a divulgar que havia ocorrido uma "queda de energia elétrica" que foi "rapidamente restabelecida".
Questionada pela Folha sobre a aparente contradição naquele dia, a Anac modificou a nota no final da tarde para incluir a versão do Comando da Aeronáutica, cuja própria nota à imprensa dizia: "A interrupção do fornecimento de energia elétrica foi necessária para dar prosseguimento ao processo de modernização em andamento nos equipamentos do Cindacta 2".
Por telefone, assessores afirmaram que o corte de energia foi "programado", conforme registrado pela imprensa no dia seguinte. Mas não informaram o motivo de essa programação ter ocorrido ao meio dia de uma segunda-feira.

Corte anormal
Segundo controladores de tráfego aéreo, esse tipo de atividade é geralmente programado para a madrugada, quando a operação é reduzida, para evitar que possam ocorrer transtornos no controle de aviões que estão no ar e estão sendo monitorados através de radares.
Além disso, os controladores afirmam que, em caso isolado de queda de energia, geradores deveriam ser acionados para manter os computadores e as telas de radar em funcionamento, como ocorre em empresas.


Texto Anterior: Documento revela que houve pane no PR
Próximo Texto: Ônibus tomba e mata 3 na Mogi-Bertioga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.