São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

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Pedágio começa amanhã na Fernão Dias

A partir de hoje, a BR-153 -estrada que liga MG ao PR- também terá cobrança em trecho paulista

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O motorista começa hoje a pagar pedágio em três pontos do trecho paulista da BR-153 (Transbrasiliana) e, a partir de amanhã, em um ponto da BR-116 e em dois da Fernão Dias, principal eixo de ligação entre São Paulo e Minas Gerais.
A inauguração das seis praças de cobrança, às vésperas das festas de fim do ano e das férias escolares, é resultado da última série de concessões de rodovias federais à iniciativa privada.
Os primeiros três pedágios serão abertos à 0h de hoje no trecho paulista da BR-153, que liga Minas Gerais ao Paraná.
A concessionária Transbrasiliana vai cobrar uma tarifa de R$ 2,60 para os carros de passeio (motos pagam meia; veículos comerciais, por eixo) nas praças instaladas nos quilômetros 35,8 (Onda Verde), 98,5 (José Bonifácio) e 183,8 (Lins), todas no interior de São Paulo.
Já na Fernão Dias, a concessionária controlada pela espanhola OHL foi autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a começar a cobrança de pedágio em dois pontos a partir da 0h de amanhã: nos quilômetros 658 (Santo Antônio do Amparo) e 546 (Itatiaiuçu), ambos em Minas Gerais. A tarifa aos carros de passeio será de R$ 1,10.
A rodovia ainda vai receber outros seis pedágios nos próximos dias ou semanas, dois deles em São Paulo. A mesma OHL também aguarda a liberação para a cobrança em seis pontos da Régis Bittencourt, ligação com a região Sul do país.
A expectativa é que as próximas cabines abertas sejam as do km 299 da Régis (São Lourenço da Serra-SP) e do km 7 da Fernão (Vargem-SP), além das do km 40 (Campos-RJ) e do km 123 (Quissamã e Conceição de Macabu-RJ) da BR-101.
No trecho da BR-116 entre Curitiba e a divisa de SC e RS, também gerenciado pela concessionária OHL, a cobrança de R$ 2,70 no pedágio do km 235 (Correia Pinto, em Santa Catarina) também começa amanhã.
O contrato de concessão firmado pelo governo Lula (PT) previa que as empresas fariam nos primeiros seis meses os reparos básicos nas rodovias para, depois, serem autorizadas a cobrar a tarifa do pedágio.
Porém houve alguns problemas -inclusive para obter as devidas licenças ambientais- que atrasaram a cobrança.
Os pedágios de cada estrada seriam iniciados de uma só vez, mas, no mês passado, a União mudou as regras da concessão e autorizou a inauguração "parcelada" -ou seja, em períodos diferentes para cada praça, começando pelas que já não sofrem mais nenhum impasse.
Os valores definidos nesta semana se referem à correção pelo IPCA dos que foram apresentados pelas empresas na concorrência do ano passado.


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