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Pedágio começa amanhã na Fernão Dias
A partir de hoje, a BR-153 -estrada que liga MG ao PR- também terá cobrança em trecho paulista
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O motorista começa hoje a
pagar pedágio em três pontos
do trecho paulista da BR-153
(Transbrasiliana) e, a partir de
amanhã, em um ponto da BR-116 e em dois da Fernão Dias,
principal eixo de ligação entre
São Paulo e Minas Gerais.
A inauguração das seis praças
de cobrança, às vésperas das
festas de fim do ano e das férias
escolares, é resultado da última
série de concessões de rodovias
federais à iniciativa privada.
Os primeiros três pedágios
serão abertos à 0h de hoje no
trecho paulista da BR-153, que
liga Minas Gerais ao Paraná.
A concessionária Transbrasiliana vai cobrar uma tarifa de
R$ 2,60 para os carros de passeio (motos pagam meia; veículos comerciais, por eixo) nas
praças instaladas nos quilômetros 35,8 (Onda Verde), 98,5
(José Bonifácio) e 183,8 (Lins),
todas no interior de São Paulo.
Já na Fernão Dias, a concessionária controlada pela espanhola OHL foi autorizada pela
ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres) a começar a cobrança de pedágio
em dois pontos a partir da 0h de
amanhã: nos quilômetros 658
(Santo Antônio do Amparo) e
546 (Itatiaiuçu), ambos em Minas Gerais. A tarifa aos carros
de passeio será de R$ 1,10.
A rodovia ainda vai receber
outros seis pedágios nos próximos dias ou semanas, dois deles em São Paulo. A mesma
OHL também aguarda a liberação para a cobrança em seis
pontos da Régis Bittencourt, ligação com a região Sul do país.
A expectativa é que as próximas cabines abertas sejam as
do km 299 da Régis (São Lourenço da Serra-SP) e do km 7 da
Fernão (Vargem-SP), além das
do km 40 (Campos-RJ) e do km
123 (Quissamã e Conceição de
Macabu-RJ) da BR-101.
No trecho da BR-116 entre
Curitiba e a divisa de SC e RS,
também gerenciado pela concessionária OHL, a cobrança de
R$ 2,70 no pedágio do km 235
(Correia Pinto, em Santa Catarina) também começa amanhã.
O contrato de concessão firmado pelo governo Lula (PT)
previa que as empresas fariam
nos primeiros seis meses os reparos básicos nas rodovias para, depois, serem autorizadas a
cobrar a tarifa do pedágio.
Porém houve alguns problemas -inclusive para obter as
devidas licenças ambientais-
que atrasaram a cobrança.
Os pedágios de cada estrada
seriam iniciados de uma só vez,
mas, no mês passado, a União
mudou as regras da concessão e
autorizou a inauguração "parcelada" -ou seja, em períodos
diferentes para cada praça, começando pelas que já não sofrem mais nenhum impasse.
Os valores definidos nesta semana se referem à correção pelo IPCA dos que foram apresentados pelas empresas na
concorrência do ano passado.
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