São Paulo, sábado, 18 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

POR AÍ

VIDA SAUDÁVEL
A capital paulista deve ganhar seu primeiro mercado municipal de orgânicos, em área anexa à praça Cidade de Milão, em frente ao parque Ibirapuera, na Vila Nova Conceição (zona sul).
A Prefeitura de São Paulo já contrata empresa para fazer, ao custo de R$ 14,5 mil, o projeto arquitetônico do mercadão, que vai ser instalado na rua Diogo Jácome.
Hoje, as principais opções são a feira de orgânicos no parque da Água Branca e bancas no mercadão do centro.

VIDA SAUDÁVEL 2
No local haverá uma cozinha-escola com foco em produtos orgânicos e que deve ficar pronta até junho, segundo a Secretaria das Subprefeituras. O centro de ensino terá uma cozinha para as aulas em que um professor demonstrará a preparação dos pratos, e outra para as aulas práticas, com bancada para 30 alunos.

VIDA SAUDÁVEL 3
Ainda não há estudo de impacto no tráfego da região com a implantação do mercado. O terreno onde será construído, perto do Ibirapuera, fica em zona de uso misto, residencial e comercial, e de proteção cultural.

VIDA SAUDÁVEL 4
Para ajudar quem quer comprar produtos orgânicos, a prefeitura prepara o site Bússola Orgânica, que reúne todos os endereços desse comércio na cidade.

CAI-CAI
A árvore que caiu na Pompeia nesta semana, sobre um Fiat Palio, não foi a primeira. A Defesa Civil não quis informar quantas caíram na avenida no ano, mas moradores dizem ter presenciado a queda de pelo menos cinco.

CAI-CAI 2
As árvores da avenida Pompeia, tipuanas, foram plantadas nos anos 60 pela Cia. City, segundo o docente de anatomia vegetal da USP Gregório Ceccantini. Pela idade, muitas podem estar em grau alto de degradação.

PRESENTE DE...
A praça Pedro Breda, em Cangaíba, terá academia para a terceira idade.

...ANIVERSÁRIO
No seu centenário, Cangaíba, na zona leste, também ganhará livro comemorativo, produzido pelo Departamento do Patrimônio Histórico.



SÓ DESCOBRI AGORA

Café atrás da Casadas Rosas, na região da Bela Vista

Formada em artes, Ariana Sliva, 26, é frequentadora da Casa das Rosas. Mas foi num dia triste que descobriu, atrás dela, o Café Panaroma. "Trabalhava com um poeta que tinha morrido havia pouco. Decidi ver uma exposição, mas tinha fechado." Um segurança, então, lhe contou sobre o café. Lá, conheceu seu novo chefe. Hoje, passa pelo Panaroma sempre que pode. E recomenda bastante o filé mignon com shitake do menu.

CAFÉ PANAROMA
Av. Paulista, 37, Bela Vista (atrás da Casa das Rosas)
HORÁRIO De 3ª a sábado, das 9h às 20h; domingo e 2ª, das 9h às 19h



NÃO É POR AÍ

PEQUENA, RUA É TOMADA PELO LIXO NO CENTRO

A rua Lopes Trovão, no Bom Retiro (região central), é pequena, tem cerca de 200 metros. Mas algo nela é grande: o volume de lixo.
Segundo o professor Antonio Carlos Navarenho, 50, que mora na região, lixo recolhido por catadores nas confecções e sobras de restaurantes são deixados lá.
"Para piorar, atearam fogo, que atingiu uma árvore que estava florescendo", diz.
De acordo com a prefeitura, o recolhimento é feito em dois ou três dias. Neste mês, diz, está sendo implantada uma coleta diferenciada nas principais vias do bairro, direcionada aos lojistas.



BICHOS

Donos também optam por dieta vegana para animais de estimação

Adeptos do veganismo, que não comem carne nem consomem produto de origem animal, como leite e ovos, têm usado o mesmo tipo de dieta na hora de alimentar seus bichinhos.
Compram ração feita com vegetais -no Brasil, há apenas uma marca que produz ração 100% vegetariana para cães, a Fri Dog, cujo preço é equivalente ao da de carne.
Na América do Norte, a Vegan Dog Nutrition Association é um grupo que defende a adoção do veganismo na dieta dos cães. O responsável, James O'Hear, especialista em comportamento animal, alerta, porém, que a dieta precisa conter todos os requisitos nutricionais.
"Não diria que é melhor para o bicho, mas sim que não é pior. Mas certamente é melhor para os outros animais, que seriam mortos para servirem de comida."
Para a veterinária Carla Alice Berl, do Hospital Veterinário Pet Care, no Morumbi, a dieta vegana vai contra a natureza dos pets. "Não temos o direito de humanizar o bicho, mudar sua fisiologia."
Carla diz que, suprindo a necessidade de proteína, a dieta vegana não faz mal. Para gatos, porém, ela descarta: "Eles são 100% carnívoros".
Coquinha, 13, e Lucy, 9, cadelas SRD (sem raça definida) de Giulia Bauab, se tornaram veganas há cerca de três anos. Segundo a dona, são saudáveis e gostam de frutas como melancia.


Por ALESSANDRA BALLES, com VANESSA CORREA, ADRIANO BRITO


Texto Anterior: Yolanda Garcia Trombetti (1924-2010): O famoso merengue de dona Yoyo
Próximo Texto: Nossa missão no Rio é ganhar tempo, afirma general
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.