São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GO confirma mais um caso de febre amarela

Jovem contraiu doença em Pirenópolis, foi tratada e passa bem; é o 11º caso de infecção pela forma silvestre da febre

Secretaria da Saúde de Goiás liberou ontem o laudo de outros cinco casos suspeitos no Estado; todos deram resultado negativo

TALITA BEDINELLI
AFONSO BENITES
DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou ontem que uma jovem de 19 anos contraiu febre amarela em Pirenópolis (123 km de Goiânia). Érika Cristiane Killen foi tratada e passa bem. Com a jovem, são agora 11 os infectados no país pela forma silvestre da doença neste ano, dos quais sete mortos. Todos os que morreram se infectaram em Goiás.
Killen pode ter sido a segunda pessoa a contrair a doença em Pirenópolis. No dia 8, um turista do Distrito Federal, que passou o fim de ano na cidade, morreu de febre amarela.
Ontem, a Secretaria da Saúde de Goiás liberou o laudo de outros cinco casos suspeitos: todos deram negativo. Outro caso está sob investigação.
A confirmação dos casos de febre amarela no país tem feito com que Estados onde não há risco da doença registrem suspeitas. Na região Nordeste, por exemplo, desde o final de dezembro foram quatro -três delas já descartadas e outra, na Bahia, sob investigação.
A maioria dos pacientes sob suspeita nem sequer passou por áreas endêmicas. De acordo com secretarias estaduais de Saúde, isso tem acontecido porque médicos estão mais vigilantes com a febre, fenômeno que levou, conseqüentemente, à alta das notificações.
A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde da Bahia, Fátima Guirra, diz que o órgão recebe duas ligações por dia de hospitais que suspeitam de algum paciente. Após os sintomas serem avaliados, quase todos são descartados.
Na Bahia, a morte de um motorista de ônibus com os sintomas da doença no dia 12 está sendo apurada. Em Sergipe, na semana passada, havia suspeita de que uma criança tivesse a doença. Ela teve dengue. Em Pernambuco, uma mulher morreu na quarta, mas um teste descartou a doença.
Ontem, houve fila para vacinação na rodoviária do Tietê.


Texto Anterior: Seis pessoas morrem e 5 ficam feridas em ação da PM no Rio
Próximo Texto: Mulher em coma pode ter tido reação à vacina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.