São Paulo, sábado, 19 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário na rede privada caiu de 2005 para 2006

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Pnad mostra que, de 2005 para 2006, os rendimentos na rede privada -sem considerar o nível de ensino que lecionam- caiu 4,3%. Já nos sistemas municipais e estaduais houve, respectivamente, aumentos de 16% e 20%.
Na avaliação de Simon Schwartzman, autor da tabulação da pesquisa, a melhoria dos salários na rede pública está relacionada ao fato de muitos professores terem obtido o diploma de nível superior.
Dados do Censo Escolar mostram que o percentual de professores dos níveis iniciais da educação básica com diploma de ensino superior cresceu de 20% para 53% de 1996 a 2006. Quanto maior a titulação, em geral, maior a remuneração na rede pública.

Salários melhores
Outros estudos divulgados no ano passado já indicavam que a condição salarial dos professores da rede pública melhoram. Um deles foi feito pelos pesquisadores Samuel Pessoa, Fernando de Holanda Barbosa Filho e Luís Eduardo Afonso, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da USP (Universidade de São Paulo), e utilizava o Censo do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano 2000 como base.
Naquele ano, o rendimento médio verificado entre os professores da rede privada era ligeiramente superior ao da rede pública, mas, quando se incluía no salário as vantagens da aposentadoria, o emprego no setor público ficava mais vantajoso, de acordo com a conclusão do estudo. (AG e FT)


Texto Anterior: Em média, professor da rede pública ganha mais que da particular
Próximo Texto: Salário no ensino básico é menor que média do brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.